Por que as pessoas devem ser vegetarianas?

O compromisso, por toda a vida, de manter uma dieta vegetariana ou lacto-vegetariana é um pré-requisito para iniciar-se no Método Quan Yin. Alimentos de fontes vegetais e derivados de leite são permitidos nessa dieta, mas todos os outros alimentos de origem animal, incluindo ovos, não devem ser consumidos. Há muitas razões para isso, mas a mais importante vem do Primeiro Preceito, que nos diz para não tomar a vida de seres sencientes, ou seja,   Não matarás  .

Não matar, ou ainda, não prejudicar outras criaturas vivas é para o evidente benefício delas. Menos ressaltado é o fato de que não prejudicar os outros seja igualmente benéfico para nós. Por quê? Devido à lei do carma:   Colherás o que semeares.   Quando matar ou fizer com que matem por você para satisfazer o seu apetite, contrairá um débito cármico e esse débito deverá ser pago um dia.

Por isso, num sentido muito real, a adoção de uma dieta vegetariana é um presente que damos a nós mesmos. Sentimo-nos melhor, a qualidade de nossa vida melhorará à medida que o excesso de nosso débito cármico diminuir e, a nós é oferecida a entrada a novos, profundos e sagrados reinos de experiência interior. Vale a pena o pequeno preço pago!

Os argumentos espirituais contra ingestão de carne são convincentes para alguns, mas há outras razões compelativas para ser um vegetariano. Todas estão radicadas em senso comum; têm a ver com questões de saúde e nutrição, ecologia e meio ambiente, ética e sofrimento animal e fome mundial.