Por que as pessoas devem ser vegetarianas?

A Mestra Responde às Perguntas

P.

Comer animais é matar seres vivos. Mas comer vegetais também não é de alguma forma matar?

M.

Comer vegetais também é matar coisas vivas e causará algum mal cármico, mas o efeito é mínimo. Se o Método Quan Yin for praticado por duas horas e meia diariamente, pode-se eliminar este efeito cármico. Como precisamos comer para sobreviver, escolhemos alimentos que têm menor consciência e sofrem menos. Os vegetais consistem de 90% de água, por isso, seu nível de consciência é tão baixo que praticamente não sente qualquer sofrimento. Além disso, quando comemos vegetais não cortamos suas raízes, mas, ao contrário, ajudamos sua reprodução assexual, cortando galhos e folhas. Horticultores dizem que podar vegetais os ajuda a crescerem em tamanho e beleza.

Com as frutas, isso é ainda mais evidente. Ao amadurecer, ela atrai pela sua agradável fragrância, bonita cor e delicioso sabor. É assim que as árvores frutíferas alcançam o seu objetivo de propagar suas sementes. Se não colhemos e comemos seus frutos, estes ficarão passados e cairão no chão para apodrecer, e suas sementes morrerão encobertas pela árvore. Portanto comer vegetais e frutas é uma tendência natural que não lhes traz nenhum sofrimento.

P.

A maioria das pessoas pensa que vegetarianos são mais baixos e magros e os que comem carne, mais altos e fortes. Isso é verdade?

M.

Vegetarianos não são necessariamente mais magros e baixos. Se a dieta for equilibrada, também podem crescer altos e fortes. Como vêem, animais de grande porte — como elefantes, gado, girafas, hipopótamos, cavalos, etc — comem apenas vegetais e frutas. São mais fortes que carnívoros e muito mansos e úteis à humanidade. Mas carnívoros são tão violentos quanto inúteis. Seres humanos que comem muitos animais serão afetados pelo instinto e qualidade animal. Estes não são necessariamente altos e fortes e, em média, sua expectativa de vida é muito curta. Os esquimós que se alimentam quase que exclusivamente de carne são altos e fortes? Têm uma vida mais longa? Acho que isso vocês podem compreender claramente.

P.

Vegetarianos podem comer ovos?

M.

Não. Ao comer ovos, também estamos matando seres. Algumas pessoas dizem que ovos de granja não são fecundados; por isso, comê-los não é matar coisas vivas. Isso é correto, só aparentemente. Um ovo não é fecundado, apenas porque as circunstâncias apropriadas para a sua fecundação foram impedidas; portanto o ovo não pôde completar sua finalidade natural de desenvolver-se em um ser vivo. Mesmo que este desenvolvimento não ocorra, ainda possui a força vital inata para isso. Sabemos que os ovos têm força vital inata; senão, por que o ovo é o único tipo de célula que pode ser fecundada? Alguns ressaltam que ovos contêm nutrientes, proteínas e fósforo, essenciais ao organismo humano. Mas a proteína está presente na soja e, o fósforo, em muitos tipos de vegetais, como a batata.

Sabemos que, desde os tempos remotos, tem havido grandes monges que não comiam carne ou ovos e, ainda assim, tiveram uma vida longa. Por exemplo, o Mestre Ying Guang comia apenas uma tigela de vegetais e um pouco de arroz em cada refeição e viveu até os oitenta anos. Além disso, a gema do ovo contém muito colesterol, que se tornou a principal causa de doenças cardiovasculares, assassino número um em Formosa e nos Estados Unidos. Não é de se estranhar que a maioria dos pacientes em hospitais é consumidora de ovos!

P.

O homem cria animais e aves, como porcos, gado, galinhas, patos, etc. Por que não podemos comê-los?

M.

Da mesma forma, os pais criam seus filhos; os pais têm direito de comê-los? Todos têm o direito de viver e ninguém deve privá-los disso. Em Hong Kong, até mesmo o suicídio é contra a lei. Então, quanto mais ilegal seria matar outros seres vivos?

P.

Os animais nascem para serem comidos pelas pessoas. Se não os comermos, eles povoarão o mundo, certo?

M.

É absurdo. Antes de matar os animais, você lhes pergunta se querem ser mortos e comidos? Todos os seres desejam viver e têm medo de morrer. Não queremos ser devorados por um tigre; então, por que os animais devem ser comidos por nós? Os humanos existem no mundo apenas por algumas dezenas de milhares de anos, mas antes, muitas espécies de animais já existiam. Eles superpovoaram a terra? Os seres mantêm um equilíbrio ecológico natural. Quando houver excesso, as limitações de espaço e alimento causarão uma drástica redução na população. Isso mantém a população num nível adequado.

P.

Por que eu deveria ser vegetariano?

M.

Sou vegetariana, porque Deus dentro de mim assim deseja, compreende? Comer carne é contra o princípio universal de não querer ser morto. Não queremos ser mortos, roubados. Agora, se fizermos isso aos outros, estaremos agindo contra nós mesmos e isso nos faz sofrer. Tudo o que você faz contra os outros, o faz sofrer. Você não pode se morder e esfaquear-se. Da mesma forma, não deve matar, porque é contra o princípio de vida, compreende? Isso nos faria sofrer, por isso, não o fazemos. Não significa que nós nos limitamos dessa forma, mas sim, expandimos nossa vida a todos os tipos de vida. Nossa vida não será limitada dentro desse corpo, mas estender-se-á à vida dos animais e de todos os seres vivos. Isso nos torna maiores, mais nobres, mais felizes e ilimitados. Certo?

P.

A Senhora poderia falar sobre o vegetarianismo e como isso pode contribuir para a paz no mundo?

M.

Sim. Veja, a maioria das guerras ocorre por razões econômicas. Encaremos a verdade. As dificuldades econômicas de um país tornam-se mais urgentes quando há fome, falta de alimento ou má distribuição dos alimentos em diferentes países. Se você se desse ao trabalho de ler revistas e pesquisar os fatos sobre a dieta vegetariana, saberia muito bem disso. A criação de gado e outros animais para o consumo de carne, provocou a falência de nossa economia em todos os aspectos. Causou a fome em todo o mundo, pelo menos nos países do terceiro mundo. Não sou eu quem o diz. Foi um cidadão americano que fez esse tipo de pesquisa e escreveu um livro sobre o assunto. Você pode ir a qualquer livraria e ler sobre pesquisa vegetariana e de processamento de alimentos. Pode ler Dieta Para Uma Nova América (Diet For A New America), de John Robbins. Ele é um famoso milionário da indústria do sorvete. Desistiu de tudo para tornar-se um vegetariano e escrever um livro sobre o vegetarianismo, contra as tradições e os negócios de sua família. Ele perdeu muito dinheiro, prestígio e seu negócio, mas o fez em nome da Verdade. É um livro muito bom. Existem muitos outros, além de revistas, que podem dar-lhe informações e fatos sobre dieta vegetariana e como esta pode contribuir à paz mundial. Veja, levamos nossos recursos à falência para alimentar o gado. Sabe quanta proteína, remédios, água, recursos humanos, carros, caminhões, construção de estradas e quantos milhares de acres de terra são desperdiçados, antes que uma vaca esteja pronta para uma refeição? Compreende? Tudo poderia ser distribuído igualmente entre países subdesenvolvidos, e poderíamos solucionar os problemas da fome. Agora, se um país precisa de alimentos, provavelmente vai invadir outro, só para salvar seu próprio povo. No final, isso cria uma causa e efeito ruim, compreende?

  Cada um colhe aquilo que semeia.   Se matarmos por comida, seremos mortos por comida, de alguma outra forma, na próxima vez… na próxima geração. É uma pena. Somos tão inteligentes, civilizados e, no entanto, muitos de nós não sabem por que os nossos vizinhos estão sofrendo. É por causa do nosso paladar, gosto e estômago. Para alimentar e nutrir nosso corpo, matamos tantos seres e deixamos morrer de fome o nosso próximo, um ser humano. Ainda não estamos falando de animais, compreende? Essa culpa, consciente ou inconsciente, pesará na nossa consciência. Faz-nos sofrer de câncer, tuberculose e outros tipos de doenças incuráveis, inclusive AIDS. Pergunte a si mesmo, por que seu país, os EUA, sofre mais? É o país com maior índice de câncer no mundo, porque os americanos comem muita carne, mais do que qualquer outro país. Pergunte a si mesmo, por que os chineses ou países comunistas não têm esse alto índice de câncer. Eles não comem tanta carne, compreende? Isso é o que diz a pesquisa, não eu. Não me culpe.

P.

Que benefícios espirituais alcançamos por sermos vegetarianos?

M.

Fico feliz por perguntar dessa maneira, pois isso significa que se preocupa e se concentra apenas nos benefícios espirituais. A maioria se preocuparia com a saúde e a aparência, quando fala da dieta vegetariana. Uma dieta vegetariana, em aspectos espirituais, é muito limpa e não violenta.   Não matarás.   Quando Deus nos disse isso, não se referia aos humanos apenas; referia-se a todos os seres. Não disse Ele que criou todos os animais para que nos ajudassem? Não os colocou Ele sob nossos cuidados? Ele disse:   Cuide deles. Reine sobre eles.   Quando você reina sobre seus súditos, mata-os e come-os? Então, você se torna rei sem súditos ao seu redor? Agora, você compreende quando Deus disse isso. Devemos obedecer-Lhe. Não há necessidade de questioná-Lo. Ele falou claramente, mas quem melhor compreende Deus do que Deus? Então você precisa tornar-se Deus para compreender Deus. Eu o convido a ser como Ele novamente; seja você mesmo e ninguém mais. Meditar sobre Deus não significa adorá-Lo; significa que você se torna Deus. Você percebe que você e Deus são um.   Eu e meu Pai somos um  , não foi isso o que Jesus disse? Se Ele disse que Ele e Seu Pai são um, nós e Seu pai também podemos ser um, porque também somos filhos de Deus. E Jesus também disse que o que Ele faz, nós podemos fazer e ainda melhor. Então podemos até ser melhores do que Deus, quem sabe? Por que adoramos a Deus, quando não sabemos nada sobre Deus? Por que a fé cega? Primeiro precisamos saber o que estamos adorando, assim como precisamos conhecer antes do casamento, a mulher com quem vamos nos casar. Hoje em dia, é comum não casar sem antes namorar. Por que então deveríamos adorar a Deus com fé cega? Temos o direito de exigir que Deus se apresente a nós e se faça conhecer. Temos o direito de escolher qual Deus gostaríamos de seguir. Agora, você pode ver claramente que, pela Bíblia e por todas as razões científicas, econômicas e de compaixão, bem como para salvar o mundo, devemos ser vegetarianos. Foi dito em alguma pesquisa que, se o ocidente comesse uma refeição vegetariana, uma vez por semana apenas, a cada ano poderíamos salvar da fome dezesseis milhões de pessoas. Então seja um herói, seja vegetariano. Por todas essas razões, mesmo que não me sigam, que não pratiquem o mesmo método, por favor, sejam vegetarianos, pelo seu próprio bem, pelo bem do mundo.

P.

Se todos comerem vegetais, não criará escassez de alimentos?

M.

Não. A utilização de determinada área de terra para o cultivo de vegetais produz catorze vezes mais alimento do que a utilização da mesma área para forragem de animais. As plantas de cada acre de terra fornecem 800.000 calorias de energia, entretanto se essas plantas fossem usadas para a criação de animais, que por sua vez, serão comidos, a carne dos animais só fornecem 200.000 calorias. Isso significa que durante o processo, 600.000 calorias são perdidas. Portanto a dieta vegetariana é evidentemente mais eficaz e econômica do que a dieta de carne.

P.

Pode um vegetariano comer peixe?

M.

Pode, se quiser. Mas se for seguir a dieta vegetariana, peixe não é vegetal.

P.

Algumas pessoas dizem que importante é ser um homem de bom coração, mas não necessariamente um vegetariano. Isso faz sentido?

M.

Se é um homem de bom coração, por que ainda come carne de outro ser? Vendo o sofrimento dos animais, ele não deveria suportar comê-los! Comer carne é crueldade, então como isso pode ser feito por um homem de bom coração? Uma vez, o Mestre Lien Chih disse:   Mate-o e coma sua carne. Neste mundo não há algo mais cruel, malévolo, atroz e perverso do que este homem.   Como pode, ainda, dizer que tem bom coração? Mêncio também disse:   Se você o vê vivo, não pode suportar vê-lo morrer e, se o ouve gemer, não pode suportar comer sua carne; portanto, o verdadeiro cavalheiro mantém-se longe da cozinha.   A inteligência humana é maior do que a dos animais, por isso, podemos usar armas para torná-los indefesos e eles morrem com raiva. O tipo de homem que faz isso, intimidando criaturas indefesas, não tem o direito de ser chamado de cavalheiro. Quando mortos, os animais são acometidos de agonia, medo e ressentimento, o que causa a produção de toxinas que permanecem em sua carne, para fazer mal aos que a comem. Como a freqüência de vibração dos animais é inferior à dos homens, esta influenciará nossa vibração, afetando o desenvolvimento da nossa sabedoria.

P.

Pode-se seguir, a chamada   dieta vegetariana conveniente  ? (Vegetarianos convenientes não se abstêm totalmente da carne; comem vegetais de um prato misturado com carne.)

M.

Não. Por exemplo, se embebemos alimento em veneno, ele não se tornará envenenado? No Sutra Mahaparinirvana, Mahakashapa perguntou a Buda:   Quando pedimos e recebemos vegetais misturados com carne, podemos comê-los? Como podemos limpar o alimento?   Buda respondeu:   Devem limpá-lo com água e separá-lo da carne e depois podem comê-lo.   Do diálogo acima, podemos compreender que nem mesmo pode-se comer vegetais misturados com carne, a não ser que os limpe primeiro com água, sem falar em comer a carne! Por isso, é muito fácil ver que Buda e Seus discípulos seguiam a dieta vegetariana. Entretanto, alguns difamaram Buda dizendo que Ele era um   vegetariano conveniente   e que quando lhe ofereciam carne, Ele comia. Isso realmente não faz sentido. Os que dizem isso, ou não leram suficientemente as escrituras, ou não compreenderam o que nelas leram. Na Índia, mais de noventa por cento da população é vegetariana. Quando as pessoas vêem os mendigos em túnicas amarelas, sabem que devem dar apenas comida vegetariana, sem falar que a maioria, nem mesmo tem carne para dar!

P.

Há muito tempo, ouvi outro mestre dizer:   Buda comeu um pé de porco, ficou então com diarréia e morreu.   É verdade?

M.

Absolutamente, não. Buda morreu por ter comido uma espécie de cogumelo. Se traduzirmos diretamente da língua dos brâmanes, esse tipo de cogumelo é chamado   pé de porco  , mas na verdade não é um pé de porco. É a mesma coisa quando chamamos uma espécie de fruta de   longan   (em chinês, literalmente significa   olho do dragão  ). Existem muitos vegetais ou frutas que, por seus nomes, não indicam um vegetal ou fruta, como   olho do dragão  . Esse cogumelo na linguagem brâmane, é chamado   pé de porco   ou   alegria de porco  . Ambos têm relação com porco. Essa espécie de cogumelo não era fácil de encontrar na Índia antiga e era uma iguaria rara, por isso, as pessoas o ofereceram a Buda em adoração. Esse cogumelo não é encontrado sobre a terra; ele cresce embaixo da terra. Quando as pessoas o querem encontrar, precisam procurar com a ajuda de um porco velho que gosta muito de comer esse tipo de cogumelo. Os porcos o farejam e, quando descobrem um, usam seus pés para cavar na lama e, depois, comê-lo. É por isso que esse tipo de cogumelo é chamado de   alegria de porco  ou   pé de porco  . Na verdade, esses dois nomes referem-se ao mesmo cogumelo. Como foi traduzido negligentemente, as pessoas não compreenderam de maneira correta a sua derivação, e as gerações posteriores foram levadas a crer que Buda era   devorador de carne  . Isso é realmente lastimável.

P.

Algumas pessoas que adoram comer carne dizem:   Compramos a carne no açougue. Não matamos o animal. Assim sendo, não há mal em comê-la.   A Senhora aprova isso?

M.

É um terrível erro. Você deve saber que abatedouros matam porque as pessoas querem comer. No Sutra Lankavatara, Buda disse:   Se ninguém comesse carne, não haveria mortes. Portanto, comer carne e matar são o mesmo pecado.   Por causa da matança de tantos seres vivos, temos desastres naturais e calamidades provocadas pelo homem; guerras também são causadas por excesso de matanças.

P.

Algumas pessoas dizem que, embora as plantas não possam produzir coisas venenosas, como uréia ou uroquinase, os horticultores de frutas e vegetais usam muitos pesticidas que são prejudiciais à nossa saúde. É verdade?

M.

Se os fazendeiros usam pesticidas e outros produtos químicos, altamente tóxicos como o DDT, isso pode levar ao câncer, esterilidade e doenças do fígado. Toxinas como o DDT podem se propagar e se acumular na gordura animal. Ao comer carne, você absorve todos os pesticidas concentrados e outros venenos depositados na gordura dos animais, que foram acumulados durante seu crescimento. Esse acúmulo pode chegar a treze vezes mais do que nas frutas, vegetais ou grãos. Podemos limpar os pesticidas da superfície das frutas, mas não podemos remover os pesticidas depositados na gordura dos animais. O processo cumulativo ocorre porque esses pesticidas são cumulativos. Assim, os consumidores do topo da cadeia de alimentação são os mais prejudicados. Experiências na Universidade de Iowa mostraram que os pesticidas no organismo humano vêm da carne. Os cientistas descobriram que o nível de pesticidas no organismo dos vegetarianos é menos da metade das pessoas que comem carne. Na verdade, existem outras toxinas na carne além dos pesticidas. No processo de criação dos animais, muito da sua alimentação consiste de produtos químicos para que se desenvolvam mais rapidamente ou para mudar a cor, sabor ou textura, para conservar a carne, etc. Por exemplo, os conservantes produzidos de nitratos são altamente tóxicos. Em 18 de julho de 1971, The New York Times afirmava em sua reportagem:   O grande perigo oculto à saúde das pessoas que comem carne está nos poluentes invisíveis, tais como as bactérias no salmão, restos de pesticidas, conservantes, hormônios, antibióticos e outros aditivos químicos.   Além do acima exposto, os animais são injetados com vacinas que permanecem em sua carne. Nesse sentido, a proteína das frutas, nozes, feijão, milho e leite é mais pura do que a proteína da carne, que tem 56% de impurezas insolúveis na água. Pesquisas mostram que esses aditivos fabricados pelo homem podem causar câncer, outras doenças ou fetos deformados. Por isso, é muito mais adequado que mulheres grávidas sigam uma dieta vegetariana para assegurar a saúde física e mental de seus bebês. Se você tomar muito leite, terá cálcio suficiente; do feijão, a proteína; e das frutas e vegetais, terá vitaminas e sais minerais.