O mistério do mundo além

Pela Suprema Mestra Ching Hai em 26 de junho de 1992
nas Nações Unidas, Nova Iorque (originalmente em inglês)

Bem-vindos às Nações Unidas. E, por favor, oremos juntos por alguns minutos, cada um de acordo com sua crença, agradecendo pelo que temos, recebemos e desejamos, esperando que os que não têm o suficiente, recebam da mesma forma que nós: os refugiados ao redor do mundo, as vítimas das guerras, os soldados, os líderes governamentais e, é claro, os líderes das Nações Unidas, para que consigam realizar seus desejos e vivam juntos em paz. Acreditamos que o nosso pedido será atendido, porque assim está escrito na Bíblia.

Obrigada! Já faz algum tempo desde a última vez que estive aqui. Alguns de vocês já estiveram aqui antes? Digo, na minha palestra anterior. Ah, Sim? Tantos assim? Obrigada. Vocês sabem que o tema de hoje é: Além Deste Mundo, porque não gostaria mais de falar-lhes sobre este mundo. Todos vocês sabem dele. Vocês sabem que temos a América, Nova Iorque — a Maçã (Big Apple) —, mas além deste mundo, temos outras coisas. Penso que todos que vieram aqui hoje estariam interessados em saber, não de milagres ou qualquer coisa fantástica em que não possam acreditar, como Stephen disse, mas de algo muito científico, lógico e importante.

Já ouvimos falar que em diferentes bíblias ou escrituras religiosas mencionam-se a existência de sete paraísos, de diferentes níveis de consciência, do Reino de Deus interior, da natureza de Buda, etc. Essas são algumas das promessas para o mundo além deste. Mas poucas pessoas têm acesso ao que está prometido nessas escrituras, poucas mesmo. Não diria ninguém, mas realmente são raras — comparadas à população mundial — as pessoas que têm acesso ao Reino de Deus interior ou ao que chamamos de   o que está além deste mundo  . E, como vocês estão na América, provavelmente já tiveram oportunidade de ler muitos livros descrevendo coisas além deste mundo. E alguns dos filmes americanos não são completamente ficção, assim como os japoneses. Porque essas pessoas certamente leram alguns dos livros escritos por pessoas que já estiveram além deste mundo ou que tiveram, elas próprias, lampejos de visão do Reino de Deus.

Assim, no Reino de Deus…, o que há no Reino de Deus? Por que devemos nos preocupar com o Reino de Deus se já temos o trabalho suficiente para fazermos neste mundo e temos tantos entes queridos aqui? Precisamente porque já temos tudo isso aqui, devemos nos preocupar com o Reino de Deus. Soa religioso demais quando dizemos Reino de Deus. Na verdade, é apenas um nível mais elevado de consciência. Antigamente costumavam dizer que era o Céu, mas em termos científicos, podemos dizer que é um nível diferente… um nível mais elevado de conhecimento e sabedoria, ao qual também podemos ter acesso se soubermos como.

Assim, ultimamente nos Estados Unidos temos ouvido falar da mais recente invenção, uma máquina que leva as pessoas a samádi. Vocês já experimentaram? Não? Está à venda na América. Seu preço varia de quatrocentos a setecentos dólares, dependendo do nível desejado. É para pessoas preguiçosas que não querem meditar, mas sim, alcançar samádi rapidamente. Caso vocês não saibam, explicarei brevemente.

Dizem que esse tipo de máquina consegue deixar as pessoas em estado ou atitude mental relaxada, e assim, conseguem um alto nível de Q.I. Supostamente, isso lhes daria grande conhecimento, grande sabedoria, fazendo com que se sintam ótimas, etc. Nessa máquina usam um tipo especial de música externa, sendo necessários fones de ouvido e depois correntes elétricas, provavelmente estimulantes, que provocam fachos de luz. Por isso, também é necessária a venda para os olhos. Fones de ouvido e uma venda para os olhos são tudo o que você precisa para entrar em samádi. Isso é muito bom e barato, apenas quatrocentos dólares… Mas nosso samádi é ainda mais barato, não custa nada e é para sempre. E você não precisa recarregar com pilhas ou usar energia elétrica. E se a máquina parar de funcionar, não precisa levar a uma oficina.

A luz e a música artificiais podem levar as pessoas a um estado de relaxamento e sabedoria — é o que prometem. Embora não a tenha experimentado pessoalmente, li nos jornais o que a máquina promete fazer e ouvi falar que é por isso que está vendendo tanto. Se essas coisas artificiais podem nos fazer relaxar e aumentar nosso Q.I., vocês podem imaginar o que a coisa verdadeira pode nos ajudar em nossa sabedoria? Ela está além deste mundo, mas é acessível a cada um se quisermos entrar em contato com ela. É a Música e o Som celestial interiores. Dependendo da intensidade dessa Música, da Luz interior, podemos nos projetar para além deste mundo, alcançar um nível mais profundo de compreensão.

É como as leis da física. Quando você quer mandar um foguete, precisa de muita força propulsora para vencer a gravidade e, ao voar, o foguete emite luzes. Assim, da mesma forma, quando vamos rapidamente para outro mundo, também… como direi? Ah! Falo demais chinês. Podemos… irradiar — Sim! — alguma Luz também, e podemos escutar o Som. O Som é o tipo de poder de vibração que nos projeta ao nível mais elevado, sem qualquer barulho, dificuldade, custo ou desconforto. Esta é a maneira de ir para além deste mundo.

E o que existe além deste mundo que possa ser melhor do que o nosso? Tudo que possamos ou não imaginar. Sabemos, quando experimentarmos pelo menos uma vez. Ninguém pode nos contar. Mas precisamos ser persistentes e sinceros, porque ninguém pode fazer isso por nós. Ninguém pode substituir vocês em seu trabalho na ONU, se continuarem a receber o pagamento. Ninguém pode saciar nossa fome comendo por nós. Portanto a única maneira é passarmos pessoalmente pela experiência. Podemos ouvir alguém contar sua experiência, mas não ganhamos muita experiência com isso. Podemos sentir alguma coisa pelo poder dessa pessoa que sentiu Deus. Talvez possamos ver alguma Luz ou ouvir algum Som, muito naturalmente, sem esforço, mas, na maioria das vezes, não durará muito tempo. Por isso, precisamos passar pessoalmente pela experiência.

Além do nosso mundo, existem muitos outros diferentes. Poderíamos citar como exemplo, aquele só um pouquinho mais elevado que o nosso, que chamamos de mundo astral na terminologia ocidental. No mundo astral existem cem ou mais níveis diferentes. E cada nível é um mundo em si, representando nosso nível de compreensão. É como quando freqüentamos a faculdade. Cada ano que passa significa maior compreensão das matérias ministradas e, lentamente chegamos à formatura. No mundo astral veremos muitos tipos dos assim chamados milagres e, provavelmente seremos tentados pelos milagres e também experimentaremos milagres. Podemos curar doentes, podemos, como direi, às vezes, ver o que outros não conseguem. Temos pelo menos seis tipos de poder milagroso. Podemos enxergar além da fronteira comum, ouvir além dos limites do espaço. Para nós, a distância não faz nenhuma diferença. A isso chamamos de ouvidos e olhos celestiais. E podemos ver os pensamentos e intenções dos outros. São poderes que, às vezes, adquirimos quando temos acesso ao primeiro nível do Reino de Deus.

Como já disse, neste primeiro mundo, temos diversos outros níveis que nos oferecem muito mais do que simples palavras conseguem descrever. Quando chegamos lá, nós…, se nós…, por exemplo, após a iniciação, se meditamos e estamos no primeiro nível, obtemos muito mais habilidades. Desenvolvemos um talento literário que não possuíamos, sabemos de muitas coisas que outras pessoas não sabem e muitas coisas nos vêm como presentes do Céu, às vezes financeiras, às vezes, como direi…, em benefício de nossa profissão e muitas outras coisas. Começamos a ser capazes de escrever poesia ou pintar quadros e outras coisas que antes éramos incapazes de fazer e tampouco imaginávamos que fôssemos capazes de fazer. Este é o primeiro nível. Podemos compor poemas e escrever livros com um estilo fantástico. Poderíamos ter sido um escritor amador anteriormente, mas agora podemos escrever. Estes são benefícios muito materiais que alcançamos no primeiro nível de consciência. Na verdade, não são dons divinos; estão no nosso Paraíso interior, e uma vez despertados, adquirem vida e podemos fazer uso deles. Tudo isso é o primeiro nível.

Agora, quando vamos a um nível mais alto, vemos e alcançamos muitas outras coisas. É claro que não posso lhes contar tudo. Sim, porque o tempo é curto. Além disso, não adianta ouvir falar de doces e bolos maravilhosos se não puder prová-los. Por isso, vou lhes dar apenas o gostinho da coisa. E se quiserem provar pessoalmente, é outra coisa. Podemos oferecer-lhes comida de verdade, mais tarde, sim, caso queiram degustá-la.

Agora, se formos um pouco além, iremos ao segundo nível, que chamamos de   segundo  , apenas para simplificar. No segundo nível, provavelmente teremos muito mais habilidades do que no primeiro, inclusive milagres. Mas, a realização mais surpreendente que podemos alcançar no segundo é… a eloqüência, a habilidade de argumentar. E ninguém seria capaz de vencer uma pessoa que atingiu o segundo nível, porque ela tem o incrível poder da eloqüência e seu intelecto está no auge do poder.

A maioria dos que tem uma mente comum ou um Q.I. simples, não consegue se equiparar a essa pessoa, cujo Q.I. chegou a um grau muito alto. Não é apenas o cérebro físico que foi desenvolvido, mas o poder místico, o poder celestial, a sabedoria inerente dentro de nós, que agora começa a se abrir. Na Índia, as pessoas chamam a este nível de buddhi, o que significa nível intelectual. E, quando você atinge buddhi, torna-se um Buda. Foi daí que surgiu a palavra Buda: buddhi e Buda. Assim, Buda é exatamente isso, mas ainda não terminou. Não vou lhes apresentar apenas Buda, há muito mais do que isso. A maioria das pessoas chama uma pessoa iluminada de Buda. Se ela desconhece a existência de outros níveis acima do segundo, provavelmente, sentir-se-ia muito orgulhosa por ter alcançado o segundo nível. Sim. Pensaria que ela é um Buda vivo e seus discípulos sentir-se-iam muito orgulhosos, chamando-a de Buda. Mas, na verdade, se ela apenas atingiu o segundo nível no qual pode ver o passado, o presente e o futuro de cada pessoa e no qual tem total eloqüência, o Reino de Deus ainda tem muito a oferecer.

Nenhuma pessoa deve se sentir orgulhosa dessa habilidade de enxergar o passado, presente e futuro, porque este é o registro akashic, como vocês conhecem na terminologia ocidental. Aqueles que praticam ioga ou algum tipo de meditação, compreenderão o que significa registro akashic, uma espécie de biblioteca como a que vocês têm ao lado da ONU, com árabe, russo, chinês, inglês, francês, alemão, todas as línguas. Caso tenham a capacidade de falar todas elas, vocês saberão o que está se passando em todos esses países. Da mesma forma, aquele que tem acesso ao segundo nível compreenderá, poderá interpretar o perfil de uma pessoa muito claramente, assim como você vê sua própria biografia.

Há muito mais a se ganhar do segundo nível de consciência. Mas quando se atinge o segundo nível, isso já é fantástico, já se é um Buda vivo, porque você abriu o buddhi, o intelecto. E sabemos muitas coisas, muitas coisas impossíveis de mencionar. E todos os chamados milagres nos acontecem, independente de nossa vontade, porque nosso intelecto despertou e sabe como contatar a fonte mais alta de cura e organização, que torna nossa vida mais fácil e melhor. E nosso intelecto ou buddhi está tão aberto que ele pode ter acesso a todas as informações necessárias do passado e do presente, a fim de arranjar e reordenar ou compensar por alguma coisa que tenhamos feito de errado no passado. Compreendem? Para corrigir o erro e depois tornar a nossa vida melhor.

Por exemplo, se não sabíamos que involuntariamente ofendemos o nosso vizinho, agora sabemos. Entende? Muito fácil! Não sabíamos que o vizinho, silenciosamente, tornara-se nosso inimigo, procurando nos prejudicar por causa do mal-entendido, ou porque lhe fizemos alguma coisa de errado. Mas agora sabemos por quê. Assim, é muito fácil. Podemos chamar o vizinho ou telefonar-lhe convidando-o a uma festa em nossa casa e esclarecer o mal-entendido. Da mesma forma, quando alcançamos o nível intelectual, nós, automaticamente — quero dizer silenciosamente — compreendemos e arranjamos tudo isso ou contatamos alguma fonte de poder que poderia nos ajudar a arranjar essas coisas para melhorar o nosso modo de vida, para melhorar o nosso curso de vida. Assim, minimizamos muitos acidentes, muitas situações indesejadas e condições desfavoráveis em nossa vida. Sim! Portanto, quando alcançamos o segundo nível, já é fantástico!

O que expliquei a vocês é muito científico e muito lógico. Não é necessário pensar que um iogue ou quem medita seja uma pessoa mística ou ET, sabem, extra-terrestre. São seres terrenos como nós, que se desenvolveram porque têm know-how. Nos Estados Unidos dizemos que tudo depende de know-how; por isso, podemos aprender tudo. Certo? Podemos aprender qualquer coisa. Esta é uma espécie de ciência além deste mundo em que também poderíamos aprender, o que soa meio estranho, mas quanto mais elevadas as coisas, mais simples são. É mais simples do que freqüentar o colegial ou a faculdade, com tantos problemas matemáticos.

No segundo nível, … há também muitos níveis diferentes… Quero dizer, dentro do segundo nível também há muitos subníveis. Mas serei breve sobre isso, porque não posso revelar todos os detalhes dos segredos do Céu. É! De qualquer forma, vocês conhecerão todos os segredos, quando viajarem juntamente com um Mestre que já viajou. Portanto, não é segredo. Mas a jornada é muito longa, e se tivermos de parar em cada nível, que, por sua vez, têm muitos subníveis, e tivermos de examinar tudo, isso não teria fim. Por isso, às vezes, um mestre os leva rapidamente de um nível ao outro. Pois, se não pretendem se tornar mestres, não precisam aprender muito. Ficariam com dor de cabeça.

Portanto vou apenas levá-los para casa, porque mesmo isso leva tempo. Às vezes, leva toda uma vida. Mas a iluminação conseguimos imediatamente. É apenas o começo, como se fosse uma matrícula. No primeiro dia você se matricula e se torna um aluno. Mas isso não tem nada a ver com doutorado. Depois de 4, 6 ou 12 anos, você se forma. Mas matriculando-se numa verdadeira universidade, torna-se imediatamente um universitário, se você, realmente, honestamente, assim desejar. Certo? Assim, ambos os lados precisam cooperar.

Da mesma forma, se quisermos ir além deste mundo — digamos, só por diversão, por não termos mais para onde ir em Nova Iorque, porque já conhecemos toda Manhattan, Long Beach e tudo mais — suponham que queiramos viajar à terra do ET para ver o que se passa por lá, certo? Por que não? Já que gastamos tanto dinheiro para ir a Miami na Flórida, apenas para tomar um banho de mar, por que não ir a mundos diferentes, além deste, para ver como são nossos planetas vizinhos e como as pessoas do outro mundo vivem? Não vejo nada de estranho nisso. Não! É apenas uma viagem mais longa, mental, espiritual, ao invés de física.

Há dois tipos de viagem. É muito lógico e fácil de compreender. Pois bem, estamos no segundo nível. O que mais devo lhes dizer a respeito? É assim que continuamos neste mundo, mas ao mesmo tempo, temos o conhecimento dos outros mundos. Compreendem? Porque viajamos. Assim como vocês são cidadãos americanos ou de qualquer outro país do mundo, mas viajam de um país ao outro para conhecer outros povos. Creio que muitos da ONU não são americanos natos, não é? Então é a mesma coisa. Podemos viajar ao planeta ou ao nível de vida mais próximo, para conhecer. Devido à grande distância, não podemos ir andando, ir num foguete, nem mesmo num OVNI.

Alguns mundos estão mais distantes do que um OVNI poderia alcançar. OVNI! Objeto Voador Não Identificado! É! Temos um lugar dentro de nós, mais rápido do que qualquer OVNI. É a nossa própria alma. Às vezes, também chamada de espírito. E com ele podemos voar sem combustível, polícia ou engarrafamento. Sem nos preocupar que, um dia, os árabes não nos venderão o petróleo porque ele é auto-suficiente. Jamais falha, a não ser quando queremos prejudicá-lo, violando os preceitos universais, violando a harmonia do Céu e da Terra, o que é muito simples de se evitar. Eu lhes direi como, se vocês se interessarem. Serei breve, está bem? Não sou uma pregadora. Não se preocupem. Não tentarei levá-los à igreja, por exemplo.

Existem algumas leis no universo que devemos conhecer, como por exemplo, quando dirigimos um carro, precisamos conhecer as leis do trânsito: sinal vermelho, pare; sinal verde, adiante; conversão à direita; conversão à esquerda; limite de velocidade, etc. Existem leis muito simples no universo físico. Compreendem? Além do nosso mundo, deste universo físico, não existem leis. Somos livres, cidadãos livres, mas precisamos chegar lá para o sermos. E enquanto estivermos neste mundo, no corpo físico, devemos obedecer tanto quanto possível às leis para evitar problemas. E então nossos veículos não ficam prejudicados para que voemos mais rápido, mais alto, sem problemas.

Estas leis foram escritas na Bíblia, sua Bíblia Cristã, na Bíblia Budista ou na Bíblia Hindu. São as mais elementares, como   Não prejudicarás o próximo  ,   Não matarás  ,   Não cometerás adultério  ,   Não roubarás   e   Não farás uso de substâncias inebriantes  , o que inclui as drogas de hoje. Provavelmente Buda já sabia, naquela época, que no século vinte inventaríamos a cocaína e outras drogas. Por isso, ele disse:   Nada de drogas!   As drogas incluem todo tipo de jogo e tudo que ligue nossa mente ao prazer físico, esquecendo a viagem espiritual. Se quisermos voar rápido, alto e com segurança, essas são leis físicas como as leis da Física. Para fazer um foguete voar, o cientista deve observar algumas leis. Isso é tudo, está bem? Portanto, precisamos ser muito mais cuidadosos se quisermos voar mais alto que foguetes, mais rápido que OVNIs. Ainda existem mais detalhes a serem explicados, se estiverem interessados. E isto ocorrerá no momento da iniciação. Não queremos entediá-los com todos esses preceitos sobre os quais vocês dizem:   Já sei. Já li todos na Bíblia. São dez preceitos, certo? Dez mandamentos.  

Na verdade, muitos já leram os preceitos, mas não estão muito preocupados com os mesmos, ou não os compreendem muito bem. Ou talvez, querem compreender…, à sua maneira, e não como devem ser. Por isso, não há mal em de vez em quando serem lembrados, ou procurarem seu significado um pouco mais profundo, novamente. Por exemplo, na Bíblia, no Velho Testamento, na primeira página, Deus diz:   Criei todos os animais para serem seus companheiros e você reinará sobre eles.   Depois, Deus diz:   Criei todo o alimento para os animais, a cada um segundo sua espécie.   Mas Deus não nos disse que deveríamos comer os animais. Não! E Deus diz ainda:   Criei todo o alimento, todas as ervas no campo e os frutos nas árvores que são agradáveis ao paladar e aos olhos. Este será teu alimento.   Mas poucas pessoas prestam atenção a isso. E tantos seguidores da Bíblia ainda comem carne, sabem, sem compreender o que Deus quis dizer.

Se nos aprofundarmos ainda mais na pesquisa científica, saberemos que não fomos feitos para comer carne. Nosso organismo, intestino, estômago, dentes, tudo foi criado, cientificamente, à dieta vegetariana apenas. Não é de se estranhar que tantas pessoas fiquem doentes, envelheçam rapidamente, se cansem, fiquem indolentes, embora tenham nascido tão brilhantes e inteligentes. Acabam se tornando cada dia mais apáticos, e à medida que vão envelhecendo, ficam piores. Isso porque prejudicamos a nossa máquina, nossos objetos voadores, nossos OVNIS. Se desejamos usar este veículo de forma mais longa e segura, temos de cuidá-lo mais apropriadamente. Por exemplo, temos um carro. Todos vocês que dirigem devem saber o que aconteceria, se colocasse combustível inadequado. Rodaria poucos metros e pararia. Você não culparia o carro. O erro foi nosso: colocamos o combustível errado. Ou, se a nossa gasolina fosse misturada com água, andaria por algum tempo, mas teríamos problemas, certo? Ou, se não trocarmos o óleo sujo, também teríamos problemas. Poderia até explodir, caso não o cuidemos de maneira apropriada.

Da mesma forma, o nosso corpo é um veículo que podemos usar para voar à eternidade, ao mais alto nível do conhecimento científico. Mas, às vezes, prejudicamos nosso veículo e não o utilizamos da forma adequada. Por exemplo, nosso carro deve rodar muitos quilômetros para nos levar ao escritório, à casa de nossos amigos e inúmeros lugares bonitos. Mas não cuidamos dele, colocamos o combustível errado, não verificamos o óleo, o radiador, e o carro não funciona direito. Ficamos presos em nossa casa, andando em círculos. Tudo bem. Mas a finalidade do carro foi desperdiçada. Foi um desperdício de dinheiro, tempo e energia. Ninguém é culpado. Mas você desperdiçou seu carro, dinheiro e tempo, quando poderia ter ido mais longe, ter visto tantas coisas e paisagens diferentes.

Da mesma forma, graças ao corpo físico podemos viver neste mundo, mas devemos cuidar bem dele, porque, por dentro, há instrumentos com que podemos voar para o além. Como um astronauta em sua espaçonave. A espaçonave é seu instrumento. Ele deve cuidar bem de seu instrumento e não violar as leis físicas para que ela voe com segurança e rapidez. Mas o importante é o astronauta. A espaçonave leva-o ao seu destino, contudo não é ela o objeto principal, mas sim o astronauta, o destino. E se ele utiliza a espaçonave apenas para voar por cima de Long Island, isso também é um desperdício, não é verdade? Um desperdício do dinheiro da nação.

Portanto o nosso corpo é muito precioso: dentro dele está o Mestre. Está escrito na Bíblia:   Tu não sabes que és o templo de Deus e Deus Todo Poderoso reside dentro de ti.  ; ou seja, o Espírito Santo. Se abrigamos o Espírito Santo ou Deus Todo Poderoso, vocês podem imaginar o que isso significa, a grandiosidade disso? Mas muitas pessoas lêem por alto e não compreendem, não percebem a grandiosidade desta frase, tampouco procuram descobrir. Por isso meus discípulos gostam de seguir meus ensinamentos, pois podem descobrir quem está dentro deles e o que há além deste mundo, longe da nossa luta cotidiana, do ganha-pão e de outros problemas físicos. Temos mais beleza, liberdade e conhecimento no nosso interior. E se soubermos como entrar em contato, tudo isso será nosso, porque o temos dentro de nós. Apenas não sabemos onde a chave está, trancamos a casa por muito tempo e esquecemos que temos esse tesouro. Isso é tudo. O mestre é aquele que pode nos ajudar a abrir a porta, e mostrar o que originalmente já nos pertencia. Mas devemos aplicar o tempo para averiguar, dentro de nós, cada item que possuímos.

Bem, estávamos no segundo mundo. Querem ir mais adiante? (a audiência responde:   Sim! Sim!  ) Vocês querem todas as respostas sem esforço? (a Mestra ri) Está bem. É possível que alguém lhes conte como é um outro país que vocês ainda não visitaram, depois dele ter estado lá. Certo? Pelo menos vocês estão interessados, talvez queiram ir. Ainda não terminei de falar tudo sobre o segundo mundo, mas vocês sabem que não podemos ficar aqui o dia todo. Então, após o segundo, vocês podem ter mais poder. Se estiverem determinados e trabalharem por isso, vocês chegarão ao terceiro.

O terceiro mundo é um nível mais elevado. Quem vai ao terceiro mundo deve estar impecavelmente limpo de qualquer dívida deste mundo, pelo menos. Compreendem? Se devemos alguma coisa ao senhor deste mundo físico, não poderemos subir. É como se você fosse um criminoso, estivesse fichado e não pudesse passar a fronteira para outro país. A dívida neste mundo inclui muitas coisas que fizemos no passado, no presente e talvez no futuro de nossa vida física. Tudo isso precisa ser liberado, como se fôssemos passar pela alfândega, antes de sermos liberados para entrar no mundo além. Mas, quando estamos no segundo mundo, começamos a quitar resquícios do carma da vida passada e presente. Uma vez sem carma passado, não podemos existir na vida presente.

Há duas categorias de mestres. Uma sem carma, mas ele toma emprestado o carma, para descer a este mundo; a outra é como a nossa, de seres humanos comuns, mas com carma mais limpo. Portanto, qualquer um poderia tornar-se um mestre, futuramente. Às vezes, ele desce do mundo superior com carma emprestado. O que vocês acham da idéia de tomar um carma emprestado? (a Mestra ri) É possível. Por exemplo, antes de chegarem aqui, já estiveram aqui. Sim? E vocês deram e tomaram de diferentes pessoas do mundo, durante muito tempo ou muitas centenas de anos. Depois, voltam ao Céu ou sua moradia que fica muito longe, diferentes níveis, pelo menos até o quinto nível. Lá é a casa do mestre, o quinto nível. Mas além disso, ainda existem outros níveis.

Quando queremos retornar novamente, por compaixão ou por alguma incumbência recebida pelo Pai, por exemplo, nós descemos. E por causa da afinidade com as pessoas no passado, podemos tomar emprestado um pouco do seu carma. Apenas dívidas, mas nada, nada de boa afinidade com as pessoas. Tomamos emprestado um pouco da dívida e, então a pagamos, através do nosso poder espiritual, lentamente, até terminarmos a nossa tarefa neste mundo. Este é um tipo diferente de mestre, não é? Existem também aqueles que são deste mundo, e após a sua prática tornaram-se mestres, aqui, como se tivessem sido graduados. Sim. É como na faculdade, onde temos professores e estudantes que se formam e tornam-se professores, logo em seguida. Existem professores formados há muitos e muitos anos e os recém-formados. Da mesma forma, existem esses tipos de mestres.

Assim, se quisermos ir ao terceiro mundo, precisamos estar completamente limpos de qualquer vestígio de carma. Carma é a lei:   Colherás o que plantardes.   Assim como plantando uma semente de laranja, colheremos laranjas; uma de maçã, colheremos maçãs. Estes são os chamados carmas. Em sânscrito isso significa causa e efeito. A Bíblia não fala de carma, mas diz:   Colherás o que plantardes.   É a mesma coisa.

A Bíblia é uma forma resumida dos ensinamentos do Mestre (Jesus) e, de qualquer maneira, Sua vida foi de forma abreviada. Por isso, não temos muitas explicações na Bíblia. Além disso, muitas das versões da Bíblia foram censuradas para servir aos chamados líderes desses movimentos, nem sempre pessoas espiritualizadas. Como sabem, em todos os aspectos da vida, compra-se e vende-se qualquer coisa. Existem muitos tipos diferentes de corretores, lidando com todos os aspectos da vida. Mas a Bíblia, a verdadeira Bíblia, como sabemos, é um pouco diferente, um pouco maior, mais precisa e mais fácil de se compreender. De qualquer forma, como não temos provas, não falamos muito nisso para evitar que digam que estamos blasfemando. Assim sendo, só podemos dizer apenas aquilo que podemos provar.

Então vocês me perguntariam:   A Senhora fala sobre este segundo, terceiro e quarto mundo. Como a Senhora pode provar?   Eu posso! Posso provar! Se vocês vierem comigo no mesmo caminho, verão a mesma coisa. Compreendem? Mas se não vierem, então não poderei provar. Isto é claro. Por isso, ouso falar sobre essas coisas, porque há provas. Temos a prova com centenas de milhares de discípulos ao redor do mundo. Por isso, podemos falar de coisas que sabemos. Por exemplo, se formos… mas vocês precisariam me acompanhar, precisariam caminhar. Não adianta dizer:   Uau, ande por mim, conte-me e mostre-me tudo.   Eu não posso.

Por exemplo, se eu não estivesse aqui nesta sala da ONU, não importa o que me contassem a respeito dela, realmente não conseguiria imaginá-la. Certo? Precisamos caminhar ao lado de um Guia experiente. Nesta sala estão alguns discípulos meus de diferentes nacionalidades e todos já tiveram algumas dessas experiências sobre as quais lhes falei, alguns apenas uma parte, outros completamente. Sim, sim. Após o terceiro mundo…, esta narração não é tudo. O que eu lhes contei é apenas uma parte. Esta é apenas uma espécie de narrativa de uma viagem, contando resumidamente, sem muitos detalhes. Mesmo quando lemos um livro sobre algum país, não é como ter estado lá. Certo? Existem muitos livros sobre viagens, sobre diversos países do mundo, ainda assim, queremos ir pessoalmente.

Sabemos da Espanha ou Tenerife e a Grécia, mas através de livros ou filmes. Precisamos ir e experimentar a alegria de estar lá, provar a comida típica que nos é oferecida, entrar na deliciosa água do mar e sentir o clima agradável, o povo cordial e todos os tipos de ambientes que não podemos experimentar apenas através dos livros.

Suponham que vocês atravessaram o terceiro mundo. E depois? Naturalmente irão ao próximo, mais alto, o quarto. No quarto mundo, tudo é mais extraordinário ainda. Não podemos empregar palavras comuns para descrever todas as coisas às pessoas leigas, por receio de ofender o Senhor daquele mundo. Porque aquele mundo é tão lindo, embora algumas partes sejam escuras, mais escuras do que a noite do blecaute em Nova Iorque. Vocês já passaram pela experiência da cidade inteira na mais completa escuridão? Sim! É ainda mais escuro do que isso! Mas antes de alcançar a Luz, é preciso passar pela escuridão. É uma espécie de cidade proibida. Antes de alcançarmos o   conhecimento de Deus  , somos mantidos lá. Mas com um mestre experiente você consegue passar, senão é impossível encontrar o caminho neste tipo de mundo.

Quando alcançamos diferentes níveis de… planos de existência, experimentamos não apenas mudanças espirituais como também físicas, intelectuais e tudo o mais em nossa vida. Encaramos a vida de outra maneira, caminhamos diferentemente, trabalhamos de outra maneira. Até mesmo nosso trabalho, nossa ocupação diária assume um significado diferente. Entendemos o porquê de estarmos neste trabalho ou de mudarmos para aquele outro. Compreendemos o nosso propósito na vida, de forma a não nos sentir mais inquietos e agitados. Mas esperamos harmoniosa e pacientemente pelo fim de nossa missão, porque sabemos para onde iremos a seguir. Sabemos disso enquanto vivos. É isso o que significa   morrer enquanto vivemos  . Sim! E suponho que alguns já ouviram algo parecido antes — não conheço nenhum mestre que fale de outra maneira (a Mestra ri) — mas precisamos experimentar a verdadeira alegria das experiências interiores. Como pode alguém descrever…, quero dizer, um Mercedes Benz de outra maneira, certo? Deve ser a mesma coisa. Assim, qualquer um que possua um Mercedes Benz, que conheça um Benz, descreveria a mesma coisa, mas isso não é o Benz.

Embora lhes fale numa linguagem bastante simples, estas não são coisas comuns, mas sim as que precisamos experimentar pessoalmente, com trabalho, sinceridade e orientação. É mais seguro. Embora um entre um milhão possa se realizar sozinho, é perigoso; os resultados não são seguros. No passado, algumas pessoas, como por exemplo, Swedenborg, conseguiram, praticamente, realizar-se por si mesmas; ou talvez Gurdjieff — dizem que ele conseguiu percorrer todo o caminho sozinho. Mas quando leio obras sobre essas pessoas, vejo que a maioria que praticava sozinho encontrou muitos perigos e problemas. E nem todos atingiram o mais alto nível.

Depois do quarto, vocês vão ao nível mais alto ainda: a casa do mestre, que fica no quinto nível, de onde vêm todos os mestres. Embora seus níveis sejam mais elevados do que o quinto, é lá que ficam. É a residência dos mestres. E além deste, existem muitos aspectos de Deus que são difíceis de se compreender. Tenho receio de confundi-los. Por isso, talvez lhes conte em outra ocasião ou após a iniciação, quando estiverem um pouco mais preparados. Então poderei contar-lhes coisas incríveis além da sua imaginação, evitando assim, que tenham idéias erradas sobre Deus.

Se houver perguntas, sintam-se à vontade. Da mesma forma, sintam-se à vontade para expulsar-me, se isto estiver muito chato para vocês. (a Mestra ri) Ficarei muito feliz em ir embora. Perguntas? Sim. Sim. Por favor, esperem. Por favor, esperem pelo microfone para que todos possam escutar o que você tem a dizer.