O mistério do mundo além

A Mestra Responde às Perguntas

P.

A Senhora mencionou que o mestre pode tomar emprestado o carma das pessoas. Nesse caso, o carma delas é anulado? Qual é a conseqüência para essas pessoas?

M.

Sim, sim, sim. Ah! O mestre pode anular o carma de qualquer pessoa, se assim desejar. Na verdade, durante a iniciação, todos os discípulos têm o seu carma do passado anulado. Apenas deixa o carma do presente para que possam continuar com esta vida, senão morreriam imediatamente. Sem carma, não podemos viver aqui. Portanto o mestre só anula o carma acumulado, para que a pessoa fique limpa, deixando só um pouco para que ela possa continuar esta vida, para fazer o que for preciso fazer nesta vida. Depois disso, acabou. É assim que a pessoa pode ir embora, senão como poderia? Mesmo que esteja limpa nesta vida, quão limpa? E quanto a sua vida passada? Compreendem? Sim.

P.

Obrigado.

M.

Foi um prazer. Pergunta muito inteligente. Vejo que esteve muito atento. Mais alguém? Por favor.

P.

Qual é o objetivo da sua prática?

M.

Qual é o objetivo? Eu não lhe contei? Viajar além deste mundo, voltar ao Reino de Deus, conhecer sua sabedoria e ser uma pessoa melhor, ainda nesta vida.

P.

Existe carma em todos os planos?

M.

Hum, não em todos os planos. Somente até o segundo, porque nossa mente, nosso cérebro — o computador — é produzido no segundo plano. Descemos todo o caminho, desde os planos mais altos até aqui, neste plano físico, supostamente para fazer algum trabalho. Certo? Por exemplo, mesmo o mestre que desce do quinto plano ao mundo físico, ele tem de passar pelo segundo plano, buscar o computador e ajustá-lo em si para trabalhar neste mundo. É como um mergulhador, que para entrar no mar, precisa se preparar ajustando sua máscara de oxigênio e todos os equipamentos necessários. Embora ele próprio não pareça tão ridículo, ao colocar o equipamento de mergulho fica parecendo um sapo. É assim que ficamos, às vezes, com nosso   computador   e os empecilhos físicos. Do contrário, somos intrinsecamente belos. Embora pense que é bonito agora, você é feio, quando comparado ao que realmente é. Compreende? Por causa dos instrumentos que precisamos usar para mergulhar fundo neste mundo, para trabalhar. Quando passamos o segundo nível para ir mais além, precisamos deixar nosso computador ali; não precisamos mais dele. Como o mergulhador que, ao chegar à praia, se desfaz de todo seu equipamento de mergulho e volta a ter a aparência normal. Sim? Por favor, continue se quiser. Aqui temos apenas um microfone. Que pobreza!

P.

Obrigado, obrigado, Mestra. A Senhora disse que no segundo mundo, antes de subir, a pessoa deixa todo seu carma para trás, ou que precisa resolver ou limpar todo seu carma. Isto também inclui todo o carma das vidas passadas com o qual veio a este mundo?

M.

Sim, porque não haverá computador para registrar qualquer coisa. Apenas temos carma, porque temos este computador — a mente, o cérebro — cuja finalidade é registrar cada experiência deste mundo físico. É por isso que temos carma. Bom ou mau, é nele que registramos tudo. É a isto que chamamos de carma. O que é o carma? Apenas as experiências, boas ou más, nossas reações, nossas experiências de aprendizado durante muitas vidas. Porque temos uma espécie de consciência, sabemos que devemos ser bons, mas que, às vezes, fomos maus. Chamamos isso de carma. E as coisas más pesam sobre nós, como um grande monte de lixo, grandes fardos, por causa da lei da gravidade que nos puxa para baixo, dificultando a escalada da montanha. Como muitas regras morais neste mundo, muitos hábitos, costumes em diferentes países, nos prendem aos chamados conceitos do bem e do mal, culpa e inocência. Portanto, quando interagimos com pessoas deste mundo, temos experiências do bem e do mal, culpa e inocência, de acordo com os costumes, hábitos e leis daquele país. E torna-se um hábito esta forma de pensar, de agir, e sentimo-nos culpados achando que somos maus. E tudo isto fica registrado aqui. É isto que nos faz transmigrar, nos prendendo a este mundo físico ou ao mundo um pouquinho mais alto. Mas não suficientemente alto…, não estamos suficientemente livres, leves o bastante para flutuar. Por causa de todos esses conceitos e preconceitos.

P.

Está predeterminado o nível que atingiremos em cada vida, ao nascermos?

M.

Não. Temos a livre escolha de andar mais rápido ou mais devagar. Sim. Por exemplo, o seu carro; você coloca 100 litros de gasolina. Não sei quanto combustível cabe no tanque porque não dirijo, mas você pode ir mais rápido com ele e chegar ao seu destino mais depressa, ou você pode ir mais devagar. Sim. A decisão é sua.

O cavalheiro, próximo da porta. Ou você quer fazer mais perguntas? Não?

P.

Bem, eu gostaria de perguntar… os anjos, em que nível estão?

M.

Em que nível estão? Bem, depende do tipo de anjo.

P.

Os anjos da guarda.

M.

Hum?

P.

Os anjos da guarda.

M.

Ah! Os anjos da guarda podem ir até o segundo nível. Os anjos são inferiores a seres humanos, têm menos prestígio. A função deles é nos servir.

P.

E eles nunca vão além disso?

M.

Não! A não ser quando podem se transformar em seres humanos. Eles têm inveja dos seres humanos, porque Deus mora dentro dos seres humanos. Temos todas as condições para nos tornarmos um com Deus e os anjos não. É complicado. Falo com você sobre isso num outro dia. Está bem? Eles são feitos para nosso uso — os diferentes tipos de anjos. Sim. Por exemplo, se ele foi feito por Deus, então foi feito para nos servir, compreendem, e não devem… não têm que ir além disso. Mas eles poderiam, sim. Às vezes, alguma coisa é feita sem as devidas providências para ser melhorada. Por exemplo, em sua casa, alguma coisa que você fez para seu próprio conforto. Mesmo que seja incrível. Você está sentado aqui e pode ligar e desligar as luzes de toda a sua casa e jardim, ligar e desligar a televisão, porque você inventou o dispositivo, mas apenas para lhe ser útil. Pois, embora este dispositivo seja melhor do que você em alguns aspectos, por ter o poder de controlar as luzes em sua casa, e você, sem ele não conseguiria fazê-lo, não significa que seja melhor do que você. Foi feito com a finalidade única de servir a você. Certo? O computador jamais poderá tornar-se humano.

P.

Mestra Ching Hai, gostaria de saber… se estamos agora no corpo… é por não termos sido libertados dele anteriormente? Sempre estivemos neste estado ou já estivemos num estado melhor? Qual é uma boa atitude ou uma boa disposição para se libertar do corpo e avançar mais rapidamente?

M.

Livrar-se do corpo e progredir, hum. Sim. Podemos, se soubermos como. Sim. Há vários métodos diferentes para se deixar o corpo para trás e ir além deste mundo. Alguns não vão longe, alguns vão longe e outros ainda conseguem ir até o fim. Pela comparação que fiz nas minhas várias pesquisas, desde quando era muito jovem — embora ainda pareça jovem, mas eu era mais jovem naquela época — nosso método é o melhor, sim! Ele leva até o fim. Existem muitos outros métodos se você quiser experimentar e pode escolher. No mercado existem vários, alguns vão até o mundo astral, alguns vão mais longe…, o terceiro ou quarto, mas não são muitos que vão até o quinto. Assim, o nosso método, a nossa prática o leva até o quinto, antes de deixá-lo livre. Compreende? Isto é, de deixá-lo ir sozinho. E depois disso, podemos abordar diferentes aspectos de Deus, além do quinto plano, mas nem sempre é agradável. Sempre imaginamos que quanto mais alto melhor. Nem sempre isso é verdade. Por exemplo, às vezes, vamos ao palácio suntuoso e somos convidados a entrar na sala de estar. Ficamos sentados ali e nos servem refrescos e boa comida. Então, pensamos em entrar mais além, olhar ao redor. E nos aventuramos até a área de serviço e ficamos conhecendo outros aposentos, nem sempre importantes. E depois, entramos na casa das máquinas, onde há alta tensão, levamos um choque e morremos. Por isso, nem sempre é necessário ou recomendável ir mais fundo, mas poderíamos fazê-lo, pelo prazer da aventura.

P.

Mestra Ching Hai, tenho duas perguntas. A primeira é: de que mundo nos vêm as lembranças de vidas passadas? E a outra : como as vidas passadas se relacionam com o carma?

M.

Com o seu presente, certo? Com o seu carma?

P.

Com o carma presente e a nossa compreensão presente. Fazem parte do excesso de bagagem?

M.

Sim, sim. Eles têm muita relação. Primeira pergunta, de onde vem o carma passado?

P.

Lembranças de vidas passadas. Sim.

M.

Você pode ler o registro da vida passada, com certeza. E os registros das vidas passadas, como eu lhes disse, vêm do registro akashic. É uma espécie de biblioteca no segundo mundo, acessível a qualquer um que possa chegar lá. Nem todo mundo tem acesso à biblioteca da ONU. Mas hoje, por exemplo, eu posso, porque fui convidada para falar nas Nações Unidas. Certo? Nem todos podem entrar, mas você pode, porque é uma espécie de residente aqui. Assim, da mesma forma, quando temos acesso ao segundo mundo, podemos ler a vida passada, sim! Também, quando temos acesso ao primeiro mundo ou parte dele, podemos ver de relance a vida passada de uma pessoa. Mas isso não é muito elevado e não é um registro completo. E como essas experiências de vidas passadas se relacionam com o carma presente? Podemos dizer que são experiências aprendidas para termos condições de lidar com a vida presente. Você compreende? O que você assimilou no passado será posto na prática, na vida presente. E da mesma forma, muitas experiências desagradáveis do passado lhe causariam fobias, ao ver algum símbolo que lembra a vida passada… Por exemplo, se, na última vida, … você tivesse caído da escada, se machucado muito, no escuro e sem ninguém para ajudá-lo. Então, nesta vida, ao descer uma escada você sentiria um pouco de medo, principalmente quando ela for muito alta e estiver escura. Você recearia em descer a escada. Ou, se na vida passada você tivesse estudado e pesquisado profundamente alguma área científica, nesta vida você continuaria interessado… interessado em… Este é um trava-língua chinês. (risos) Desculpem-me. Meu inglês está claro? Sim? (a audiência responde:   Sim!  ) Está bem. Obrigada. Você sentiria uma espécie de atração por qualquer tipo de pesquisa científica, embora atualmente não seja cientista. É mais ou menos isso. É por isso que Mozart, ele era tão…, um gênio. Aos quatro anos de idade ele sentou-se ao piano e, até hoje é famoso. Não é mesmo? Ele foi um gênio, porque praticara em muitas outras vidas anteriores até a perfeição, mas morria antes de atingir o auge de sua carreira. Não satisfeito por simplesmente ir e deixar sua carreira, já que amava a música, ele voltou e toda a experiência do seu talento musical do passado voltou, porque sua vontade de continuar era muito grande, quando havia morrido. Algumas pessoas aprendem muitas coisas do mundo astral ou do segundo mundo, antes de renascer neste. São excepcionalmente dotadas para ciência, música, literatura ou para qualquer tipo de invenção extraordinária que outras não compreendem e sequer sonham em inventar. Como já as viram, aprenderam. Por isso, existem dois tipos de aprendizado: neste mundo ou no mundo além. Os excepcionalmente dotados, como os gênios, são os especialistas vindos do mundo além, como do mundo astral, do segundo mundo…, às vezes do terceiro mundo, se optarem por voltar. Eles são excelentes. São os gênios.

P.

Especificamente o que envolve a sua iniciação, e uma vez iniciado, o que a prática diária envolve?

M.

Primeiro, tudo é gratuito e não há vínculos, exceto consigo mesmo, se quiser ir mais adiante. Quanto às condições — não é necessário ter experiência anterior, nenhum conhecimento sobre qualquer tipo de ioga ou meditação. Porém, precisa assumir o compromisso de ser vegetariano pelo resto da vida. Nada de ovos. Leite pode. Queijo também. Qualquer coisa que não envolva a matança. Ovos não, porque, indiretamente também envolvem matança, embora sejam, por assim dizer… não fecundados. Além disso, têm a propriedade de atrair poderes negativos. Sabe, é por isso que muitas pessoas da área da magia branca e negra ou do vodu usam ovos para atrair entidades de pessoas possuídas. Vocês sabiam ou não? (alguém responde:   Sim.  ) Você sabe? Ah! É fantástico! Pelo menos tenho uma prova imediata, se não a iluminação imediata, para você. (risos) E após a iniciação…, no momento da iniciação, você tem a experiência da Luz e do Som de Deus. A Música do espírito o atrai para o nível mais alto de consciência. Você compreenderá o gosto de samádi — a profunda paz e alegria. Sim. E depois, você continua a praticar em casa, se levar a sério. Senão, não posso forçá-lo, não posso incomodá-lo mais. Se você continuar e quiser a minha ajuda, ao longo de todo o caminho, então, continuarei. Do contrário… sabem, esse é o caminho. Medite duas horas e meia por dia. Acorde cedo pela manhã. Antes de dormir, medite durante duas horas; talvez na hora do almoço, meia hora. Quando eu não estiver aqui para falar, você terá uma hora de almoço. Pode se esconder em algum canto e meditar. Assim, é uma hora. Sim? À noite, medite mais uma hora ou meia hora. Pela manhã, levante uma hora mais cedo. Organize melhor a sua vida, menos televisão, menos fofocas, menos telefone, menos jornais. Com isso sobra mais tempo para meditar. Na verdade, temos muito tempo, mas às vezes o desperdiçamos. É como nosso carro andando dentro do jardim, ao invés de ir até Long Island. Está satisfeito? Ou…? Sim? Sim. E nada mais. Não há condições para você, nada além do seu compromisso consigo próprio de praticar pelo resto da vida. E todos os dias você passará por várias mudanças diferentes — para melhor — e diferentes milagres em sua vida, não que você os deseje. Acontecerão de qualquer forma. Compreende? Então, se você levar sua prática a sério, realmente vivenciará a experiência do Céu aqui na Terra. É assim que centenas de milhares de nossos discípulos fazem: continuam comigo após tantos anos, porque têm experiências cada vez melhores, porque são sérios em sua prática.

M.

Sim. Por favor, o da frente ou logo atrás. Cavalheiro primeiro. (a Mestra ri)

P.

Por favor, explique a natureza da consciência.

M.

Natureza da consciência. Está bem. É difícil explicar, mas você poderia usar sua inteligência para imaginar. É uma espécie de sabedoria, como se soubesse algo melhor do que jamais soube antes. Sim. Você sabe alguma coisa que é além deste mundo e algo deste mundo que não sabia antes e compreende muitas coisas que antes não compreendia. Isso é a consciência. Ao abrir essa consciência, ou a sabedoria, você compreenderá verdadeiramente quem é, por que está aqui, o que há além deste mundo e quem mais está além deste mundo, além ou separado de nós, cidadãos terrenos. Há muitas coisas. O nível de consciência compõe-se de níveis diferentes de compreensão, como os vários anos de faculdade. Quanto mais estuda, mais você sabe, até a formatura. Satisfeito? É difícil explicar algo abstrato, mas tentei. É uma espécie de percepção, sabe? É difícil explicá-la. Quando você vai a níveis diferentes e mais altos, sua percepção é diferente. Você sabe das coisas diferentemente, sente-se diferente, totalmente em paz, tranqüilo, feliz, sem preocupações. Tudo em seu cotidiano fica claro. Você sabe como lidar com as coisas e como melhor lidar com os problemas. Até mesmo o beneficia no nível físico. E por dentro, como se sente, só você sabe. É difícil explicar essas coisas. É como estar casado com a pessoa que você ama — só você sabe. Certo? Ninguém mais pode sentir isso por você.

P.

Honorável Mestra, obrigada pelo esclarecimento que a Senhora nos deu. Seria possível a Senhora esclarecer uma dúvida que tenho na consciência? Por que, atualmente, tantos mestres aqui na Terra estão nos dando a chance de aprender tão rapidamente, enquanto no passado foi tão difícil? A Senhora poderia nos explicar?

M.

Sim. É claro. Porque, em nossos tempos, a comunicação é melhor. Conhecemos melhor os mestres, não que no passado não houvesse mestres ou que fossem inacessíveis. É claro, é verdade que alguns mestres são mais acessíveis que outros. Depende da sua escolha ou da disposição em dar, da sua afinidade com as pessoas em geral. Mas, em qualquer época, sempre houve um, dois, três, quatro, cinco mestres. Depende das necessidades da época. Estamos mais conscientes da presença de muitos mestres — talvez níveis diferentes de mestres — porque, nos tempos de hoje, temos a sorte de contar com a mídia, como a televisão, o rádio, livros que imprimimos aos milhões, bilhões de cópias, com muita rapidez. Antigamente, para se imprimir um livro era preciso derrubar uma árvore inteira primeiro, cortar a madeira com pesados machados, que logo se quebravam, precisando ser afiados com pedras e tudo mais e entalhar, palavra por palavra. E para transportar um conjunto de bíblias, era preciso um comboio inteiro. Grandes caminhões. Se naquele tempo existissem caminhões… Por isso, conhecemos tantos mestres. Compreendem? Sim. É muita sorte. É muito bom para você ter… você pode   comprar  , sabe, escolher o mestre que quiser. Dessa forma, ninguém poderá enganá-lo, dizendo:   Eu sou o melhor.   Você pode comparar e usar sua sabedoria e inteligência para julgar:   Ah! Este aqui é melhor.     Prefiro aquele.     Seu rosto é horrível.     Aquele ali é muito feio.   (risos)

P.

Já que a Senhora falou sobre   compra  , eu perguntaria se a Senhora aceitaria iniciar alguém que já foi iniciado por outro mestre.

M.

Somente se acreditar com sinceridade que sou mais capaz para levá-lo a um nível mais alto, mais rapidamente. Se o vínculo for muito forte e a pessoa tiver muita fé em seu próprio mestre, é melhor ficar com ele. Se acredita que seu mestre é o melhor, não mude. Se ainda tem dúvidas e ainda não alcançou a Luz e o Som que mencionei, então deve tentar mudar. Sim, porque Luz e Som são a medida padrão para se avaliar um verdadeiro mestre. Se alguém é incapaz de lhe transmitir, imediatamente, Luz e Som, lamento dizer, não é um verdadeiro mestre. O caminho para o Céu está repleto de Luz e Som. Da mesma forma que, para mergulhar no mar, você precisa estar equipado para isso. Existem coisas diferentes para finalidades diferentes. Certo? Por isso, vemos a auréola sobre as cabeças dos santos, a Luz. Quando você pratica este método, irradia a mesma Luz que pintaram no retrato de Jesus, e as pessoas podem vê-la. Se forem sensitivas, podem ver sua Luz. É por isso que pintaram Jesus com a auréola e Buda com a Luz ao seu redor. Você pode ver praticantes em níveis mais elevados com essa Luz, se estiver receptivo (a Mestra aponta para Sua testa). Muitas pessoas podem ver. Alguém de vocês viu? Você? O que viu?

P.

Bem, eu consigo ver auras, auras…

M.

Sim, mas auras são diferentes da Luz. Auras têm cores diferentes, às vezes são pretas, às vezes marrom-café e, outras vezes, amarelas ou vermelhas. Depende do seu temperamento em determinado momento. Mas, quando você vê alguém com uma aura espiritual forte, sabe que é diferente. Certo?

P.

Na verdade não tenho uma pergunta. Apenas…, eu pratiquei raja-ioga durante algum tempo.

M.

Raja-ioga. Sim.

P.

Eu tinha a impressão de ver auras. Quero dizer, naquela época eu não tinha muito conhecimento, sabe…

M.

Compreendo. E agora não vê mais?

P.

Não. Não medito mais.

M.

Ah, é por isso que você perdeu seu poder. Deveria meditar novamente, não?

P.

É.

M.

Se você ainda acredita nesse caminho, deveria meditar. Ajuda bastante. Não lhe faria mal. Está certo?

P.

Vi no seu folheto que há cinco preceitos a seguir. Uma vez iniciado, é preciso viver de acordo com os cinco preceitos?

M.

Sim, sim. São as leis do universo.

P.

Não entendo o que significa má conduta sexual.

M.

Significa que, se você já tem um marido não pense em outro.

P.

Está certo. (risos)

M.

É muito simples. Simplifique sua vida, não procure complicações e discussões. Isso magoa as pessoas. Não devemos prejudicá-las, nem mesmo emocionalmente. Devemos procurar evitar conflitos, evitar causar sofrimento emocional, físico e mental, a qualquer pessoa, principalmente aos entes queridos. Se você já tem um, não lhe conte. Você o magoará mais, se contar. Resolva o assunto calmamente e não conte a ele. Porque, às vezes, acham que se tiver um   caso   devem confessar ao cônjuge, que é a coisa certa a fazer. Bobagem! Não é bom. Se você já errou, por que trazer lixo para casa e compartilhá-lo com outras pessoas? Se o cônjuge não souber, não sofre. Compreende? O fato de saber, magoa. Assim, procuramos solucionar o problema e tentamos não errar novamente. É melhor não falar ao parceiro, porque o fará sofrer. Sim!

P.

Tenho notado que muitos mestres espirituais têm grande senso de humor. Qual é a relação entre o humor e a prática espiritual?

M.

Ah! Compreendo. Acho que se sentem felizes e descontraídos, sabem, sentem o coração leve com relação às coisas. E poderiam rir de si mesmos e dos outros, rir de coisas ridículas desta vida, enquanto as pessoas se atêm, tão intensamente, e levam tudo muito a sério. Depois que praticamos um pouco, sentimo-nos mais soltos. Não nos sentimos mais tão sérios. Se morrermos amanhã, morremos; se vivermos, vivemos. Se perdermos tudo, perdemos; se temos tudo, temos tudo. Sim. Após a iluminação, temos sabedoria e capacidade suficiente para cuidar de nós mesmos em todas as situações. Perdemos o medo de tudo, a ansiedade. Por isso, somos descontraídos. Sentimo-nos desvinculados deste mundo. Nada que possamos ganhar ou perder tem muito significado. Se ganhamos muitas coisas, é apenas para o benefício das pessoas e oferecemos o que temos; e também para o benefício dos nossos entes queridos. Não consideramos que nós ou a nossa vida sejam tão importantes, a ponto de passar por tantas lutas e sofrimentos apenas para preservar o que temos. Se preservamos, tudo bem. Mas não significa que ficamos sentados sobre uma cama de pregos, o dia todo, meditando. Trabalhamos. Você compreende? Por exemplo, eu ainda trabalho! Pinto meus quadros e trabalho com artesanatos para ganhar a vida. Não quero viver de donativos. E meus rendimentos são tantos que posso ajudar as pessoas. Posso ajudar os refugiados, vítimas de calamidades, etc. Por que não deveríamos trabalhar? Temos tantos talentos e habilidades e, após a iniciação, a vida para nós é tão fácil que não temos mais com que nos preocupar. Naturalmente nos descontraímos. É daí que surge o senso de humor. Acho que é isso o que acontece. Vocês me acham engraçada? (audiência responde:   Sim!   Risos e aplausos) Sim. (a Mestra ri) Então talvez… devo ser uma Mestra e tanto, hein? (risos) Certo. (a Mestra ri) Vamos esperar, para seu próprio bem, que vocês não tenham prestado atenção a uma pessoa não iluminada, durante duas horas, o que seria um desperdício de tempo. Mais alguma pergunta?

P.

Mestra Ching Hai, tenho muitas perguntas a fazer. Vou fazer todas elas e a Senhora pode responder qualquer uma ou nenhuma delas.

M.

Certo. Cento e oito perguntas.

P.

São perguntas que nós, almas carentes, sempre fazemos ao ouvirmos teorias e histórias e eu gostaria de ouvir o que a Senhora tem a dizer a respeito.   Quem somos nós? Quem sou eu? Como me coloquei nesta difícil situação de precisar voltar para casa? Por que saí de casa e por que é importante voltar? E a Senhora falou sobre voltar ao quinto plano e que não é essencial ir além disso, qual é a finalidade de tudo isso? O que isso tudo tem a ver comigo, se não preciso, necessariamente, voltar para lá?   Estas são minhas perguntas.

M.

Certo. Uma por vez. Acho que vou responder ao grupo de perguntas. Consistia de:   Quem é você? Por que você está aqui e por que você precisa voltar para casa? E por que o quinto e não o sexto?   Certo? É simples. Está ficando divertido agora. (risos e aplausos) Certo. Quanto à pergunta   Quem sou eu?  , pode ir perguntar aos mestres Zen; existem muitos em Nova Iorque. Você pode procurar nas páginas amarelas e encontrar um. (risos) Não sou especialista nisso. E a segunda:   Por que você está aqui?   Talvez porque você goste de estar aqui, hein? Quem pode nos forçar a estar aqui, visto que somos filhos de Deus? Os chamados filhos de Deus são o próprio Deus. Um príncipe é parecido com o rei em alguns aspectos, quase um rei, o futuro rei. Assim, só vai a algum lugar quando quiser. Seja como for, temos livre escolha de estar no Céu ou em outro lugar qualquer, para experimentarmos pessoalmente. Talvez fosse por isso que você preferiu estar aqui no princípio, há muito tempo, para aprender alguma coisa mais ousada, mais arriscada. Algumas pessoas adoram experiências arriscadas. Por exemplo, o príncipe pode estar no palácio, mas poderia estar se aventurando na selva, por adorar explorar a natureza. Poderia ser assim, não é? Pode ser que nos sentíamos tão entediados no Céu, porque tudo já estava pronto e era servido às portas do palácio. Por isso, escolhemos fazer alguma coisa pessoalmente. É como a família real: às vezes, gostam de cozinhar e não querem os empregados ao redor; lambuzam-se com catchup e molho; adoram fazer isso; não é muito aristocrático, mas adoram. Sim. Por exemplo, tenho pessoas que dirigem por mim aonde vou. Mas, às vezes, gosto de dirigir pessoalmente. Dirijo meu pequeno triciclo elétrico, não poluente, a dez milhas por hora. Não, dez quilômetros por hora. Gosto de andar por aí, desse jeito. Pois, nos lugares aonde quer que eu vá, as pessoas me notam e, às vezes, gosto de ir a algum lugar onde não sou conhecida. Sou muito tímida, a não ser quando faço minhas palestras, porque tornou-se uma espécie de dever, desde que me descobriram e me tornaram famosa. Nem sempre posso me esquivar, mas às vezes consigo dar uma escapada por dois ou três meses. Como uma esposa mimada que foge de seu marido. É uma escolha minha. Talvez, você tenha escolhido ficar aqui durante algum tempo e, talvez, esteja na hora de partir, porque aprendeu o bastante sobre este mundo e sente que não há mais nada que queira aprender, está cansado de viajar. Você quer descansar. Ir para casa, descansar um pouco, e depois pensar se quer se arriscar novamente numa aventura ousada. Certo? É tudo o que posso dizer. Por que precisa voltar para casa? Por que o quinto e não o sexto? A decisão é sua. Depois do quinto, pode ir aonde quiser. Há muito mais níveis, compreende? Mas é mais confortável, mais neutro ficar no quinto. Mais acima é poderoso demais. Você pode ficar durante algum tempo, mas talvez não queira descansar. Por exemplo, sua casa é bonita, mas existem algumas partes, destinadas aos sanitários, onde não gostaria de ficar eternamente, mesmo que faça parte da casa. Não é um lugar para se ficar descansando. Ou, na casa das máquinas, onde fica o gerador — muito barulho, quente e perigoso. Você não iria querer ficar lá, mesmo que aquela parte seja essencial para o funcionamento da sua casa. Existem muitos aspectos de Deus que não conseguimos imaginar. Achamos sempre que quanto mais alto formos, maior a força de amor. Mas existem tipos diferentes de amor: o violento, o forte, o suave, o neutro. Depende de quanto podemos suportar. Deus nos dará níveis diferentes de amor. Às vezes, ele é muito forte, sentimos… sentimos que somos despedaçados.

P.

Olá. Vejo tanta destruição a minha volta, destruição do ambiente.

M.

Verdade.

P.

Crueldade. Crueldade com animais.

M.

É verdade.

P.

Eu gostaria de saber como a Senhora vê isso e o que recomenda aos que estão tentando se libertar espiritualmente deste mundo, para ajudá-los a lidar com o ambiente que os cerca e com a devastação à sua volta. A Senhora acha que ir além deste mundo é suficiente para reconhecer o que estamos deixando para trás ou acha que, neste plano, temos o dever de procurar aliviar o sofrimento das pessoas? Adiantará alguma coisa?

M.

Adiantará, sim. Ao menos para nós, para nossa consciência, para sentir que estamos fazendo algo e que nos esforçamos ao máximo para aliviar o sofrimento de nossos semelhantes. Faço isso de qualquer forma. O que quer que você pergunte, estou fazendo. Fiz, faço e farei. Já lhes disse. Nossa renda é distribuída entre diferentes organizações ou países, sempre que ocorrem desastres. Não quero me gabar muito a esse respeito, mas já que perguntou… Por exemplo, no ano passado, ajudamos as vítimas do Monte Pinatubo, nas Filipinas. Ajudamos as vítimas das enchentes em Au Lac e na China, etc. Estamos tentando ajudar os refugiados de Au Lac, ajudando assim as Nações Unidas, contanto que aceitem a nossa ajuda. Mas, estamos tentando. Compreende agora? Damos ajuda financeira e poderíamos alocá-la se a ONU permitir — com a aprovação da ONU. Sim. Fazemos todas essas coisas que pediram e, já que estamos aqui, por que não limpar nosso ambiente tanto quanto possível? Por isso, ajudamos aos que sofrem com os padrões morais do mundo. Tanto espiritual, quanto fisicamente. Sim. Porque algumas pessoas não querem minha ajuda espiritual. Querem física apenas. Então os ajudamos fisicamente. É o que fazemos. Por isso, preciso trabalhar para ganhar dinheiro; não quero viver dos donativos. Todos os meus monges e discípulos, como vocês, precisam trabalhar. Também ajudamos espiritualmente a aliviar o sofrimento do mundo. Precisamos fazer isso. Não ficamos em samádi o dia todo, divertindo-nos. Este é um Buda muito egoísta. Não o queremos entre nós. (risos)

P.

Tenho só mais uma pergunta. Li várias vezes que Dalai Lama come carne. Gostaria de saber se é verdade e como ele justifica isso.

M.

Não sei por que você me faz essa pergunta. É a ele que deve perguntar.

P.

Eu só queria saber se a Senhora já havia ouvido falar sobre isso.

M.

Veja, não gosto muito de falar de outras pessoas, principalmente, se não estão presentes para se defender, caso as coisas não sejam como nós as compreendemos. Bem, desculpe-me por favor. Ele é uma pessoa adorável na maneira que pode ser. E, qualquer coisa a seu respeito, é responsabilidade e opção de vida dele.

P.

A Senhora falou sobre um nível no qual se tem mais percepção dos poderes resultantes dela. O que acontece se temos a percepção desses poderes, mas não sabemos que os possuímos? Podemos até nos sentir como se os tivéssemos? Como se faz para acessá-los ou não? Se não os acessamos, como não nos tornar impacientes com o processo que está ocorrendo ao redor? Como esse processo que vemos, assumindo uma forma lenta, mundana, quando sabemos que podemos rezar ou fazer qualquer outra coisa para obtermos uma solução melhor ou mais rápida?

O que significa e como se faz para ter acesso a esse poder, com a certeza de que tudo estará bem? A Senhora compreende o que quero dizer?

M.

Sim. Compreendo. Você quis dizer que, quando temos o poder de mudar as coisas que acontecem de forma burocrática e lenta, como reunir a paciência para suportarmos isso, certo? Se deveríamos rezar, fazer alguma mágica ou dar um empurrão com o dedo, certo? Não. Eu tenho paciência, porque precisamos trabalhar no ritmo deste mundo, para não desencadear o caos. Por exemplo, uma criança pequena não consegue correr. Só porque você está com pressa, não vai fazê-la tropeçar e cair. Precisamos ser pacientes. Embora tenhamos o poder de correr, andamos com ela. É por isso que algumas vezes também fico impaciente e frustrada. Mas me obrigo a ser paciente, inclinando a minha cabeça diante de um presidente após o outro, pelos refugiados, mesmo que seja para nós darmos todo o suporte financeiro. Poderíamos dar tudo o que temos, milhões de dólares, até mesmo bilhões. Precisamos passar por toda a burocracia. A César, o que é de César. Não vou brandir minha espada ou apontar o dedo à ONU e fazê-la correr. Não, não. Usando a força física ou poderes mágicos, provocamos desastres. Tudo precisa seguir o curso normal. Mas pela sabedoria espiritual, através da compreensão, podemos elevar a consciência das pessoas. Ajude-as a se conscientizarem dessa vontade e coopere, entende? Esta é a melhor maneira e não usando poderes mágicos. Nunca uso poderes intencionalmente, em qualquer aspecto da vida. Mas milagres acontecem em torno de praticantes espirituais. É muito natural e não intencional, compreende? Não procure forçar as coisas. Isso não é bom. A criança não pode correr. Satisfeito com minha resposta? Se minhas respostas não forem satisfatórias, por favor, digam-me que explicarei melhor. Tenho certeza de que são muito inteligentes, sendo os escolhidos entre as nações. Por isso, não elaboro muito nas respostas. Mais perguntas? Sim. Lá atrás. A propósito, é bom que temos a ONU. Sim. Reduzimos muitos conflitos e guerras no mundo, embora não possamos acabá-los, completamente. Mas li seus livros sobre as Nações Unidas: As Nações Unidas de Todos (Everyone's United Nations). Também tenho acompanhado um pouco o trabalho da ONU. Gostaria de elogiar seu esforço e eficiência no resgate dos reféns, quando outros não o conseguiram, todo o poder do mundo não conseguiu e apenas um alto funcionário da ONU conseguiu. Sim. E muitas outras coisas referentes a desastres, ajuda e problemas de refugiados. Vocês têm a responsabilidade de doze milhões de refugiados, não é? É muito trabalho, e ainda há guerras e outros assuntos. Por isso, é bom que temos a ONU! Muito bom.

P.

Obrigada Mestra Ching Hai por compartilhar sua sabedoria conosco. Tenho uma pergunta. É sobre o crescimento da população mundial, e com isso, o problema de mais abusos do ambiente e a crescente demanda de alimentos. A Senhora poderia comentar sobre isso? É um carma mundial? Ou criará algum tipo de carma no futuro?

M.

Hum. Ter mais pessoas neste mundo é muito bom. Por que não? Mais gente, mais barulho; é mais divertido. Não se trata de termos excesso populacional. Apenas não estamos distribuídos de maneira equilibrada. As pessoas se concentram em determinadas áreas do mundo e não querem ir a outros lugares. Só isso. Temos áreas tão extensas, ainda virgens, não aproveitadas. Muitas ilhas e florestas virgens, imensas planícies verdes. Mas as pessoas concentram-se em Nova Iorque, por exemplo (risos), pois aqui é mais divertido. Sim, porque, se um governo, qualquer governo, criasse mais empregos e indústrias diversas em diferentes lugares, as pessoas iriam lá para trabalhar. Mas elas se concentram em determinados lugares, porque é mais fácil de encontrar emprego ou segurança. Se as oportunidades de emprego e segurança se apresentassem em outros lugares, as pessoas iriam para lá, pela segurança, por seu bem-estar. É muito natural. Superpopulação não é uma questão de preocupação. Devemos ser mais organizados para darmos às pessoas do mundo, o benefício de maiores oportunidades de emprego, moradia e segurança. Assim, todos os lugares seriam iguais. Nunca haveria excesso de população. Quanto à sua pergunta sobre alimentos, você deveria saber melhor. Porque nos Estados Unidos temos tantas informações sobre a preservação do mundo. A dieta vegetariana é uma das melhores formas de preservar os recursos naturais e alimentar toda a população da Terra. Pois desperdiçamos muito alimento vegetariano, energia, eletricidade e remédios na criação de animais, quando, na verdade, poderia alimentar diretamente as pessoas. Muitos países do terceiro mundo vendem seus produtos vegetarianos, tão ricos em proteínas, por preços mais baixos. Isso não ajuda os outros povos. Se distribuíssemos toda a comida de maneira justa — e a dieta vegetariana contribuiria para isso —, não apenas entre nós ou entre os animais, mas para todo o mundo. Li em alguma revista a respeito de pesquisas que diziam… Ah, já falei sobre isso da última vez que estive aqui. Tinha esquecido. Se adotássemos a dieta vegetariana, o mundo não sentiria mais fome. Precisamos nos organizar. Conheço uma pessoa que transforma farelo de arroz em alimento nutritivo e, até mesmo, em leite. Da última vez falamos sobre isso. Essa pessoa disse que gastou uns trezentos mil dólares e que isso seria suficiente para alimentar seiscentas mil pessoas em Ceilão: os pobres, os sub-nutridos, as mães, etc. Sim. Foi incrível. Porque, da maneira como o fazemos em muitas partes do mundo, é um desperdício dos nossos recursos naturais e não falta de alimento. Deus não nos colocaria aqui para morrermos de fome. Na verdade, nós é que nos impomos a falta de comida. Por isso, precisamos repensar…, mas requer a cooperação de muitos governos. Eles precisam nos prestigiar com a sua total honestidade, integridade e dignidade, além da vontade de servir às pessoas, ao invés de si próprios. Se tivéssemos a boa vontade de todos os países do mundo, não teríamos problemas. Precisamos de boa liderança, boa organização econômica, talentos que saibam dirigir e governos honestos. Isso poderia acontecer mais depressa, se a maioria das pessoas ou todas se tornassem espiritualizadas. Então teriam a disciplina, saberiam ser honestas e íntegras. Saberiam usar sua sabedoria. Poderiam pensar em muitas coisas para se fazer e reorganizar nossas vidas. Compreendem? Se eles ficam obcecados somente com o poder, utilizando o dinheiro do bolso ou o arrecadado da população para atingir tal objetivo, e tentam angariar mais fundos pessoais antes de se esgotar o seu poder, isso simplesmente não leva a nada. Não importa se eles estão sentados sobre uma mina de ouro, morreremos todos de pobreza da mesma forma, pois o país vai estar exaurido de seus recursos. Os líderes de muitas nações precisam ter consciência do seu poder e responsabilidade. Precisam pensar nas pessoas, reorganizar o sistema.

P.

Isso parece muito difícil porque, da forma que vejo, muito do abuso ambiental atual tem a ver com a crescente demanda da população, por mais espaço habitacional, moradias para viver, da forma que nós, no século vinte, conhecemos e queremos viver. Tomem como exemplo, as florestas do Brasil. O abuso ambiental por lá. A destruição da Floresta Amazônica. A terra está desmatada e isso resulta em enchentes. E isso não tem nada a ver com o problema da superpopulação.

M.

Sim. É claro que tudo nesse mundo está relacionado entre si. E a única solução é começar atacando o problema pela raiz, não pelos galhos. A raiz é o equilíbrio espiritual. Compreendem? (aplausos) Por isso tudo o que temos a fazer é procurar difundir a mensagem espiritual, o que sabemos, e manter a disciplina espiritual. E isso, as pessoas não têm. Não há nada de mais se as pessoas querem se ligar numa máquina elétrica para ver luzes e ouvir músicas e entrar em samádi. Mas se você não tiver disciplina moral, só usará o poder para coisas ruins. Você não terá como controlá-lo. É por isso que nós, neste grupo, mantemos…, primeiro ensinamos os preceitos. Preceitos são importantes. Precisamos saber para onde vamos e manobramos o nosso poder. Poder sem amor, sem compaixão, sem a compreensão adequada dos valores morais, não serve para nada. Torna-se magia negra, abuso. É daí que vem a magia negra. Conseguir a iluminação é fácil, difícil é mantê-la. No nosso caminho, se você não for realmente disciplinado e moralmente equipado, o mestre tirará parte do seu poder, para que não haja abuso, evitando que faça mal à sociedade. Essa é a diferença. O mestre tem o controle. O poder do mestre, a força do mestre, certo? Sim. Estou muito feliz com suas perguntas inteligentes. Muito inteligentes. As pessoas agem assim porque não são suficientemente sábias. Por exemplo, abusam da terra conforme foi mencionado, ou fazem qualquer outra coisa por falta de sabedoria. Sim. A raiz é a sabedoria, a prática espiritual. Obtenham a iluminação. Sim, senhora?

P.

A minha pergunta é:   Luto para fazer o certo durante a minha prática e sei que estou lutando com algo que está contra mim. Como conseguireisuperar? O que fazer para vencer?  

M.

É aí que está o divertimento. Se algo é muito fácil, você sabe que perde o desafio, e nem mesmo quer vencer. Sim. Portanto, temos dois poderes dentro de nós. Em termos orientais e em chinês, chamamos a isso de ying e yang. Na terminologia ocidental, damos o nome de negativo e positivo. O poder negativo nos impele a fazer alguma coisa contra nossa vontade, e o poder positivo nos ajuda a superar essa tendência. Às vezes perdemos, às vezes ganhamos, dependendo da nossa disciplina e do nosso poder espiritual. Por isso não desista de lutar. É como na luta das Nações Unidas, a favor dos refugiados e contra as guerras do mundo. Às vezes, você vence, mas é preciso lutar. Obrigada pela sua atenção. Desejo o melhor para vocês.