Cairo, Egito, 22 de novembro de 1999

Reacendendo o esplendor de uma civilização antiga

O Egito, uma nação fundada sobre civilizações místicas antigas, sofreu a influência das culturas oriental e ocidental durante sua história de milhares de anos. Muitos santos de ambas as esferas da terra trouxeram a mensagem de Deus para esse país. Às cinco horas da manhã, atendendo ao chamado do canto sagrado das mesquitas, todos os membros das famílias islâmicas se dirigem à mesquita mais próxima para a oração matinal. (No encontro matinal para a prece, pode-se ver milhares de pessoas fazendo uma oração muito parecida com a “Meditação do Som” do Método Quan Yin.) Voltados para Meca, seu local sagrado, muçulmanos devotados oram cinco vezes ao dia, de manhã, de tarde e de noite. Antes de cada oração, devem primeiro purificar o corpo, as palavras e a mente. Sexta feira é o Sabbath islâmico, na verdade o dia mais importante de “meditação em grupo” para toda a família. A época mais importante é o ano de Ramadhan – o Mês Sagrado Islâmico, durante o qual muçulmanos devotados seguem uma dieta (arábico, ‘sawm’) do nascer até o pôr do sol e praticam a caridade para com os pobres e necessitados. A fé dos muçulmanos em Alá (Deus) gerou uma força centrípeta no país, atraindo a consideração e as bênçãos de Mestres Iluminados.

Anjos guardiões revelando a verdade

O Cairo estava originalmente agendado para ser a terceira parada na turnê da Suprema Mestra Ching Hai pelo Oriente Médio e África do Sul. Os mensageiros Quan Yin e os companheiros iniciados do mundo todo chegaram mais cedo para o trabalho preparatório. Durante esse processo, muitas pessoas ficaram interessadas nos ensinamentos da Mestra e por isso aprenderam o Método Conveniente. Como os muçulmanos possuem uma grande fé em Deus desde a infância, tiveram ótimas experiências interiores praticando o Método Conveniente, o que lhes proporcionou segurança para ajudar no trabalho da Mestra. Muitos desses futuros iniciados voluntariaram-se para ajudar nos preparativos da palestra, trabalhando continuamente com os mensageiros Quan Yin.
Alguns dos futuros iniciados eram professores de Yoga. Como tinham obtido muitos benefícios praticando o Método Conveniente, eles organizaram vários seminários para apresentar o Método Quan Yin aos seus alunos, aconselhando-os a praticar o Método Conveniente e o Método Quan Yin. O Sr. R. Jayaram, um famoso professor de Yoga da Embaixada da Índia no Egito, ofereceu generosamente um local na Embaixada para a meditação em grupo a qualquer hora. Ele também recomendou que seus alunos praticassem o Método Quan Yin.
Muitos ministros e altos oficiais do governo local e estrangeiro aceitaram com prazer nosso convite. Entre eles estava o Embaixador da Zâmbia no Egito que conseguiu um carro consular para receber a Suprema Mestra Ching Hai no aeroporto.

Resposta entusiasmada da mídia

Em meados de outubro, os mensageiros Quan Yin encontraram o editor chefe da seção de esportes do “Al-Ahram News”, o principal jornal do Egito e do Oriente Médio. Por ser vegetariano, ele estava muito interessado no Método Quan Yin e ofereceu uma reportagem de página inteira, sem cobrar nada, para poder compartilhar as boas notícias com os leitores. Com a ajuda da imprensa, conseguimos colocar cartazes enormes da Mestra nos lugares mais importantes ao longo da Rua Al-Ahram para atrair a atenção dos transeuntes.
Na Segunda quinzena de outubro, nós fizemos uma visita a “Egypt Today”, a revista inglesa mais popular no Egito. O especialista em computação gráfica da revista passou três dias aperfeiçoando o desenho da propaganda da palestra, e finalmente terminou sua composição. Ele comentou: ”Vivenciar alegria, felicidade e sabedoria através da meditação é exatamente a mensagem que nós, o povo do Egito, queremos. Estou muito honrado por poder ajudá-los.”
Quando o Coordenador do Departamento examinou a propaganda, ficou profundamente atraído pela fotografia da Mestra e perguntou aos nossos companheiros iniciados: “Quantos anos Ela tem?” Quando nós pedimos para que tentasse adivinhar, ele pegou a foto, examinou-a cuidadosamente e coçando a cabeça, disse: “Ela poderia ter 25, no máximo! Como poderia ser uma Mestra com tão pouca idade?” Nosso companheiro iniciado riu e respondeu: “Este é o poder da Meditação Quan Yin!” “Então nós realmente devemos assistir à palestra!” Para ter certeza de que não perderia a palestra, ele pediu à sua secretária para cancelar todos os seus compromissos naquele dia.
Naquele mesmo período, também visitamos o jornal mensal inglês mais famoso no Egito, “The Community Times”. Seu editor chefe, depois de ler sobre os ensinamentos da Mestra, escreveu um artigo, gratuitamente, defendendo os benefícios da prática do Método Quan Yin.
No fim de outubro, fomos convidados a encontrar a Gerente Editorial da “Teen Stuff”, uma revista dedicada a propiciar boas matérias educacionais e de entretenimento aos adolescentes. Ela disse: “O Método Quan Yin ensina as pessoas a se purificarem e a serem cidadãos bons e com boa moral. Praticar o Método Quan Yin pode ajudar a purificar os corpos, mentes e o espírito dos adolescentes de hoje.” Ela também concordou em designar jovens repórteres para fazer uma entrevista com os mensageiros Quan Yin.
Em novembro, o “WAFD News”, o terceiro maior jornal árabe do Egito, entrevistou os mensageiros Quan Yin e publicou duas vezes, gratuitamente, artigos especiais sobre os ensinamentos da Mestra e o anúncio de sua palestra. O entrevistador disse: “É um enorme prazer levar uma mensagem tão boa aos nossos leitores.”
Alguns dias antes da palestra, o Gerente da TV Cairo ajudou a organizar uma entrevista ao vivo com a Mestra para ser transmitida no “Good Morning Egypt”. A jornalista especial do programa ficou profundamente impressionado com a descrição da vida da Mestra e com Suas ações amorosas para com o mundo. Ela desejava que fosse possível permitir que milhões de espectadores egípcios vissem a fisionomia da Mestra.

As bênçãos se derramaram pelos quatro cantos do Cairo

Através da mídia e da distribuição de folhetos, as notícias sobre a palestra da Mestra alcançaram todos os cantos do Cairo. Nossa linha especial recebeu um constante fluxo de chamadas de pessoas interessadas em saber mais sobre os ensinamentos da Mestra e a palestra, e o nosso novo site árabe recebeu mais de 4.000 visitantes em poucos dias.
Embora nossos mensageiros Quan Yin e os companheiros iniciados tenham vindo de diferentes países e falem línguas diferentes, eles eram inacreditavelmente capazes de promover um bom entendimento. Em apenas três dias, distribuíram mais de 200.000 folhetos, levando o amor e as bênçãos da Mestra para todos os lugares do Cairo e áreas adjacentes. A resposta foi especialmente sensacional nas universidades e faculdades do Cairo. Muitos estudantes e professores universitários pediram para ensinar o Método Conveniente e ajudaram na tradução do material de propaganda. Uma professora da American University ajudou no trabalho de tradução. Observando os companheiros iniciados de diversos países trabalhando nas ruas, distribuindo folhetos de manhã até à noite por diversos dias seguidos e, ainda assim, sempre sorrindo, ela ficou realmente emocionada. “Seu trabalho altruísta mostra que vocês formam o melhor grupo internacional que nós já tivemos no Cairo.”
Muitos muçulmanos pios, vestindo trajes tradicionais, ao receberem os folhetos formavam, imediatamente, um grupo de discussão nas ruas para estudar os ensinamentos da Mestra. Freqüentemente, o resultado das discussões era demonstrado com gestos de “positivo” e comentários incentivadores: “Vocês estão fazendo coisas boas!” Eles até mesmo nos ajudavam divulgando em voz alta nas ruas e distribuindo folhetos de uma forma mais entusiasmada do que nossos companheiros praticantes. A partir disso, pudemos ver o coração puro dos egípcios. Muitos donos de restaurantes e bares gostaram tanto dos cartazes da Mestra que disputavam para ter um deles em seus estabelecimentos.
A resposta à palestra da Mestra foi tão sensacional, que quase ninguém dentro e fora do Cairo ignorou sua visita. Embora a palestra tenha sido cancelada com alguns dias de antecedência porque a solicitação não foi aprovada, muitos habitantes locais continuavam indo até onde a palestra aconteceria. De acordo com reportagens locais, entre 4:00 e 6:00 horas da tarde, milhares de pessoas chegaram ao local. Ao saber que a palestra havia sido cancelada, muitos dos futuros iniciados choraram de tristeza e disseram: “Sempre que pensamos na Mestra sentimos como se estivéssemos sendo banhados no oceano de amor. Nós realmente não podemos mais esperar para vê-La.” Muitas pessoas entusiasmadas se ofereceram para tentar uma nova permissão para outra palestra em outro local.
No dia da palestra, nossa misericordiosa Mestra apareceu no hotel onde estavam hospedados os companheiros iniciados. Ela sorriu, dizendo que aquilo não era nada além de um mal entendido e que algum dia aquelas pessoas entenderiam. Não importa como, todos nós sabíamos que Sua presença já havia causado bons efeitos. Exatamente como a chuva no deserto, o infinito amor da Mestra e Sua mensagem de Verdade já permearam muitos corações no Egito. Hoje, a Mestra tornou-se o maior centro de atenção entre o povo egípcio e a mídia.