Entre a Mestra e os discípulos

Bênçãos de alegria na Flórida

Reportagem compilada por praticantes residentes

Há algum tempo, no Centro da Flórida, tivemos uma maravilhosa temporada com a Mestra. Ela nos iluminou sobre nossos defeitos, assim como sobre outros assuntos interessantes com os quais normalmente nos deparamos no nosso dia-a-dia. Enquanto trabalhávamos para transformar a pequena ilha do lago do Centro em uma fazenda, ela nos ajudou a entender que o nosso trabalho poderia ser realizado facilmente se considerássemos os fatores ambientais em nosso projeto. Desse episódio, nós aprendemos a valorizar todos os recursos e os alimentos, que são dádivas de Deus. 
Seguindo as instruções da Mestra, limpamos algumas das velhas casas do Centro e trabalhamos para embelezar o ambiente. Até mesmo reconstruímos um velho estábulo de pinho, transformando-o em um local ideal para recreação e para o chá. Às vezes, a Mestra brincava, comia e cantava conosco.
Todos nós ríamos com inocência infantil, como se pudéssemos continuar por toda a noite, como geralmente fazíamos assistindo a filmes! Depois, a Mestra costumava explicar a moral espiritual dos filmes, o que acrescentava um significado profundo a tramas comuns.
Mais tarde, a Mestra explicou que Sua verdadeira natureza é assim, sempre feliz, bem humorada, infantil, livre e divertida. A Mestra também nos disse que nem sempre é necessário que Ela nos ensine através de palestras; o verdadeiro ensinamento também pode ser transmitido simplesmente através da sua presença física entre nós. Uma atmosfera descontraída e alegre é suficiente para a Mestra trabalhar de forma invisível, abençoando cada um de nós.
Durante esse período, aconteceu um número incrível de incidentes. Quando furacões atingiram a Flórida, um após o outro, noticiários de televisão reportaram que as estradas estavam congestionadas porque as pessoas estavam deixando aquela área; os postos ficaram sem gasolina e as lojas e supermercados haviam fechado mais cedo pois as prateleiras estavam vazias. Entretanto, por incrível que pareça, nada aconteceu! O tempo continuou calmo e tranqüilo. Os fortes furacões mudaram seu curso e desapareceram no oceano. Isso foi especialmente estranho já que não há obstruções topográficas na Flórida para desviar esses furacões do seu curso previsto. Agradecemos a Deus e lembramos que não devemos nos engajar em atividades de cultura aquática ou outras indústrias que envolvam matança, já que a exploração de recursos e da água através da indústria da cultura aquática causa muitos problemas sérios, como afundamento de solo e desabamento de casas, e terremotos causados por movimentos da crosta terrestre e fissuras. Deve-se concluir que o vegetarianismo é, de fato, benéfico para o mundo!


O poder monumental do exemplo vivo da Mestra

Por um praticante residente (Originalmente em inglês)

A Mestra, além de participar todos os dias da diversão e dos jogos no Centro da Flórida, ainda realizava Seu trabalho normal. Na verdade, Ela teve mais trabalho do que o normal devido a preparação necessária para a turnê de palestras pelo Oriente Médio e África. Era preciso muita concentração, prudência e pesquisa para garantir que toda a turnê corra de forma tranqüila. Enquanto nós, os residentes, descontraíamos depois de uma noite de entretenimento com piadas e filmes, a Mestra retornava ao seu trabalho e continuava até madrugada, às vezes até manhã seguinte, sem dormir.
Certo dia, a Mestra mencionou que Ela realmente não conseguia dormir naqueles dias. Ela continuou descrevendo como estava atarefada: “Tenho três telefones e todos estão ocupados. Escuto com meus pés, falo com meus dedos e respondo com meus ouvidos. Os telefones não param durante quase toda a noite e todo o dia.” Apesar desse período ter parecido difícil para nós, a Mestra nos surpreendeu dizendo que aquelas semanas foram o paraíso para Ela, porque não tinha tido distrações mundanas para Lhe causarem problemas. Esses benefícios celestiais vêm mais facilmente quando se vive em uma atmosfera harmoniosa, pacífica e relaxante, como a do nosso Centro.
Para a Mestra, trabalho é trabalho e diversão é diversão. Isso significa que, no que quer que Ela faça, Ela sempre coloca toda a Sua energia mental e física. Em determinado estágio, quando a organização da palestra já havia alcançado um ponto crítico, a Mestra pediu a ajuda de alguns de nossos residentes. Nosso envolvimento significava que tínhamos que manter o mesmo passo rápido e a mesma energia que requer o nível do trabalho da Mestra. Portanto, durante esse período, não tivemos tempo para dormir e a Mestra precisou nos lembrar de que se Ela estava acordada e trabalhando, nós precisávamos, pelo menos, estar acordados e prontos para ajudar.
Com o passar do tempo, constantemente submersos nas nossas tarefas, nossa atenção estava enfocada na mesma direção. Descobri que meus pensamentos fúteis e minha mente caótica estavam desaparecendo. Embora não tivesse consciência disso, naquele momento, eu estava totalmente concentrado e minha mente estava isenta de distrações usuais. Durante toda a minha vida, uma das minhas maiores fraquezas, fonte de muitos problemas, é a falta de concentração e a mente dispersa. Finalmente, através dos planos da Mestra e de Deus, fui privilegiado em receber uma lição sobre a verdadeira concentração. Isso, entretanto, não foi fácil, mas o momento da guinada e o poder de concentração dirigida e de motivação da Mestra foram suficientemente fortes para servir a Ela um ajudante relativamente pobre e lento como eu.
Durante aqueles dias, minha mente não teve espaço nem tempo para observar ou perceber as mudanças que estavam acontecendo comigo e o progresso que estava fazendo. Somente depois que a vida retornou à sua rotina, os verdadeiros frutos das bênçãos da Mestra começaram a aparecer. Agora, a minha atitude em relação ao trabalho é outra. Seja uma tarefa grande ou pequena, importante ou rotineira, ela pede e merece a mesma atenção meticulosa e esforço concentrado para conclui-la, sem perda de tempo. Graças à divina graça da Mestra, essa mudança dentro de mim parece ter ocorrido de forma invisível e sem esforços da minha mente.
Hoje, relembrando os anos que se passaram desde a minha iniciação, houve momentos similares, quando, servir o outro altruisticamente resultava no meu progresso espiritual, fazendo-me dar um grande salto à frente. Tão grande é o poder por trás da nossa conexão interior com a Mestra, que, se nos esforçarmos realmente para conseguirmos nossos ideais nobres, milagres que nunca sonhamos antes podem acontecer. Precisamos, apenas, nunca esquecer nossos objetivos nobres, continuando a luta com coragem para vencer, não obstante os desafios da Mestra para que possamos aprender.


Peter – o cachorro Quan Yin

Por um praticante residente (Originalmente em inglês)

Em um lindo dia de outono, o Centro da Flórida, nos Estados Unidos, recebeu um inesperado pequeno "visitante". Ele era bonito, tinha boas maneiras e educado. Já disse que ele tinha quatro pernas? Sim! Gostaríamos de apresentar o mais novo residente do Centro da Flórida: Peter, o Cãozinho! (Tá certo, tá certo, ele já está um pouco velho para ser um cãozinho.)
Peter, o nome dado a ele pela Mestra, é um cachorro que estava perdido e veio parar no Centro depois do festival da Lua de Agosto. Ele é grande, marrom, tem uma coleira sem nome. No início, nós não prestamos muita atenção nele, pois cachorros perdidos são muito comuns por aqui. Entretanto, Peter, pacientemente, passou o dia todo rodeando o local.
Naquela noite, a Mestra veio jantar conosco e Peter aproximou-se dEla e cumprimentou-A, dando sua pata! Ele fez isso pelo menos duas vezes só com a Mestra, com mais ninguém. Talvez a sua alma tenha reconhecido a luz ou soubesse que Ela é uma santa viva. Ela pediu para um residente que desse um pouco de comida para Peter, a qual ele devorou. A Mestra, preocupada que a comida não tivesse sido suficiente, pegou um prato, colocou nele sua própria comida e o alimentou pessoalmente. O pequeno companheiro comeu um prato após o outro. A Mestra até checou a temperatura da comida com seus dedos e comentou como ele era agradecido e educado, comendo tudo, desde o saboroso bife (vegetariano, claro) até os vegetais cozidos! Ele comia até a comida que caía no chão. A Mestra estava profundamente emocionada com seu comportamento gracioso. 
Eu estava presente ali e não fiquei tão impressionado com o comportamento de Peter como com o tratamento compassivo que a Mestra dava ao animal. Fiquei tão emocionado que quase chorei. Ver a minha amada Mestra tratar um animal indefeso de forma tão benevolente, deixou-me envergonhado por não tratar outros seres humanos com o mesmo amor e ternura. A Mestra disse, mais tarde, que estava apenas cumprindo Sua obrigação como anfitriã. Entretanto, eu sabia que aquilo era uma lição sobre como amar e cuidar dos outros. Espero, sinceramente, um dia poder compreender e aprender na íntegra a inestimável lição que a Mestra me passou através de Seu exemplo pessoal.