Dicas úteis

Conselhos de saúde para viajantes

Preocupada com os riscos da saúde quando se viaja para países estrangeiros, a Mestra deu os seguintes conselhos:
1) Use desinfetantes (como tabletes de iodo) para purificar a água para cozinhar. Esses tabletes podem ser adquiridos em lojas de camping, lojas de alimentos naturais e farmácias.
2) Todos devem levar um vidro de anticético bucal.
3) Deixe de molho frutas, verduras e legumes em água salgada por pelo menos cinco minutos, enxágüe com água potável antes de comer ou cozinhar.

Além dos conselhos acima, existem algumas precauções básicas de saúde que devem sempre ser levadas em consideração quando se está viajando em um país estrangeiro onde há riscos de doenças.

Para preservar a saúde:

1) Lave sempre as mãos com água e sabão. 
2) Beba somente água engarrafada ou fervida, ou bebidas gaseificadas em latas ou garrafas. Evite água de torneira, bebidas preparadas e cubos de gelo. Se isso não for possível, esterilize a água, filtrando-a através de um filtro de "1 micron absoluto ou menos" e adicionando tabletes de iodo à água já filtrada. "Filtros de 1 micron absoluto" são encontrados em lojas de suprimentos para camping.
3) Coma somente alimentos bem cozidos ou frutas e legumes que você mesmo tenha descascado. Lembre-se da frase "ferva, cozinhe, descasque ou esqueça". 
4) Se você estiver visitando uma área onde haja risco de malária, tome a medicação preventiva antes, durante e depois da viagem, como indicado. (procure seu médico para prescrição.)
5) Proteja-se contra insetos, permanecendo em áreas com telas e usando repelentes (aplicado em intervalos de quatro horas) e redes para mosquitos impregnadas com permetrim.
6) Para prevenir infecções causadas por fungos e parasitas, mantenha os pés secos e limpos e não ande descalço.

Para evitar ficar doente:

1) Nunca coma nada que tenha sido comprado na rua.
2) Evite bebidas com gelo.
3) Evite laticínios, a menos que você saiba que foram pasteurizados.
4) Nunca compartilhe agulhas com ninguém.
5) Nunca toque nos animais (especialmente macacos, cachorros e gatos) para evitar mordidas e doenças graves (incluindo raiva e peste).
6) Evite nadar em água doce. A água salgada normalmente é mais segura.

O que você deve levar:

1) Camisas de mangas longas e calças compridas para usar fora do alojamento, sempre que possível. Isso ajudará a prevenir doenças transmitidas por insetos (por exemplo, malária, dengue, filariose, leishmaniose e chocercaisis)
2) Repelentes contra insetos contendo 30% a 35% de DEET (N, N-dietil-meta-toluamida) para adultos e 6% a 10% para crianças. A menos que você esteja alojado em um lugar com ar condicionado ou protegido por telas, adquira um mosquiteiro saturado com o inseticida permetrim (os mosquiteiros podem ser adquiridos em lojas de camping ou de suprimentos militares).
3) Antidiarréicos que não necessitam de prescrição médica.
4) Tabletes de iodo e filtros para purificar a água, caso não haja água engarrafada.
5) Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
6) Certifique-se de que tem medicação suficiente até o fim da viagem, além de uma cópia da(s) receita(s).

Quando voltar para casa:

Se você visitou uma área em que haja risco de malária, continue tomando a medicação por mais quatro semanas. Se você ficou doente depois da viagem, até um ano depois de ter retornado, relate a seu médico onde esteve.